Extensão Comunitária
Projeto comunitário vai beneficiar comunidade quilombola
Reunião com representantes do Areal ocorreu no PPGPróSaude
Uma reunião para definir ações e estreitar os laços entre a ULBRA e os representantes do Quilombo do Areal foi realizada nesta terça-feira, 19.05, no campus Canoas. Um projeto multidisciplinar da ULBRA vai beneficiar a comunidade, que fica no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, com ações diversas de extensão comunitária. Os líderes comunitários foram recebidos no Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde (PPGPróSaúde) pela diretora Gehysa Guimarães Alves e pela diretora de Assuntos comunitários da ULBRA, Simone Imperatore.
O encontro teve como premissa romper a lógica da invisibilidade e do preconceito. "Ao aproximarmos nossa Instituição de comunidades quilombolas, temos a oportunidade de conhecer seus saberes, suas vivências. É muito importante que eles exponham aspectos de sua constituição identitária e falem a respeito do desafio de ser negro no Brasil", explica Simone.
Segundo Gehysa, a iniciativa pretende levar para o quilombo um projeto de caráter multidisciplinar com três propostas de trabalho: Roda de Conversa, Mantendo Sorrisos e Comunicação Profissional. "A Roda de Conversa será com pessoas da terceira idade. Queremos promover a cultura e a arte, mas também conhecer suas vivências e demandas para podermos aplicar o conhecimento científico produzido na Universidade na comunidade quilombola." O projeto Mantendo Sorrisos fará a educação, prevenção e promoção de saúde bucal, conforme explica o professor do Curso de Odontologia e do PPGPróSaúde, Maximiano Tovo. "Pretendemos fazer o levantamento das necessidades de crianças e jovens em nível odontológico, para então educá-los e tratá-los. O benefício será o desenvolvimento saudável deles", afirma Tovo.
A Comunicação Profissional, terceira proposta do projeto comunitário, tem o objetivo de instrumentalizar os jovens do quilombo para que eles possam fazer frente às exigências do mercado de trabalho. "A instrumentalização se dá em vários aspectos como a fala, a desenvoltura, a apresentação e os cuidados em relação a uma entrevista de emprego e também na continuidade da atuação profissional deles", explica o professor Cláudio Schubert. Durante a reunião, os convidados foram recepcionados com músicas. Ao som de violão e pandeiro, os docentes Maximiano Tovo e Guilherme Arossi animaram o encontro.
ACS ULBRA: André Bresolin
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra