Reitoria em Ação
Integrantes da Reitoria visitam a ULBRA Gravataí
Reunião apresentou as perspectivas acadêmicas para 2015
A ULBRA Gravataí recebeu, na tarde de ontem (11.11), a visita do reitor Marcos Fernando Ziemer, do pró-reitor de Planejamento e Administração, Romeu Forneck, e do pró-reitor Acadêmico, Ricardo Willy Rieth. Durante o encontro realizado no auditório, colaboradores, coordenadores de cursos e áreas e professores conheceram o panorama atual da Universidade e o planejamento para 2015.
A visita teve início com a reunião com os líderes dos setores Financeiro, Departamento de Pessoal, TI, Biblioteca, Prefeitura, Secretaria Acadêmica, entre outros. Após a reflexão do capelão do campus, pastor Rafael Nerbas, e das boas-vindas do diretor da ULBRA Gravataí, Orlando Konrad, o reitor convidou os colaboradores a contribuírem para o fortalecimento da Universidade, buscando a excelência acadêmica sem deixar de lado as suas características confessional, filantrópica e comunitária.
O pró-reitor Romeu Forneck comentou sobre a nova personalidade jurídica da mantenedora da ULBRA. Desde o final de abril deste ano, a responsável pelas obras educacionais passou a ser a Associação Educacional Luterana do Brasil (AELBRA). As atividades religiosas foram separadas das educacionais com o objetivo de modernizar a gestão corporativa e prepará-la para os futuros desafios. "Como a gestão religiosa é diferente da educacional, criamos um modelo de governança participativo, que redistribui as responsabilidades entre várias instâncias decisórias (Assembleia de Sócios, Diretoria, Conselho de Administração e Diretoria Executiva), integradas por membros internos e externos", explicou.
De acordo com o pró-reitor Forneck, 60 mil famílias estão envolvidas com a ULBRA, uma instituição que promove o desenvolvimento social. "Nos últimos anos, demos passos importantes na organização financeira e não geramos novas dívidas para conseguirmos honrar compromissos com funcionários e fornecedores. Concretizada essa etapa, temos que encarar novos degraus em 2015 para retomar a capacidade de investimentos da instituição", comentou.
O pró-reitor Ricardo Rieth salientou que o campus Gravataí passa pelo desafio da reestruturar a sua oferta de cursos, reposicionando a marca ULBRA de forma competitiva no mercado de ensino superior. "Em função da vocação industrial do município, a unidade está migrando das licenciaturas para as graduações tecnológicas", frisou. "Essa reformulação mostra solidez no modelo oferecido, mas sem deixar de lado a excelência no ensino, que se confirma pelo recredenciamento do EAD e dos cursos de Direito e Educação nas Organizações pelo MEC (nota 4 na avaliação in loco) e de Enfermagem (nota 4 no ENADE).
Rieth comentou, ainda, sobre os investimentos que serão feitos nos próximos anos visando a capacitação permanente dos docentes, a utilização da pesquisa de Autoavaliação Institucional como ferramenta para auxiliar no planejamento estratégico e a convergência das modalidades de ensino a distância e presencial.
No final da tarde, após uma visita pelas instalações do campus, a Reitoria se reuniu com os professores e funcionários para apresentar as ações realizadas em 2014 e para ouvir as sugestões dos quadros técnico-administrativo e docente.?
Fonte - Assessoria de Comunicação Social (ACS) - ULBRA Gravataí
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola