Núcleo de Estudo e Atendimento Psicojurídico às Vítimas de Violência Doméstica
O projeto tem como objetivo manter um núcleo de estudo, intervenção e pesquisa psicojurídica, e o atendimento às vítimas de violência doméstica, implicando especificamente, no próximo ano, a violência contra a mulher. Alunos dos cursos de Psicologia e Direito colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula ao mesmo tempo em que prestam atendimento jurídico e psicológico para crianças e adultos da região, vítimas de abusos domésticos, violência de gênero e conjugal. As atividades ocorrem em parceria com o Observatório da Violência e de alunos voluntários.
As sessões de assistência jurídica e terapia individual e em grupo são realizadas dentro da Clínica-escola de Psicologia da ULBRA Guaíba, sob a supervisão de professores-orientadores. Todos os casos tratados no local são encaminhados pelo Fórum Municipal de Guaíba e são acompanhados por professores-orientadores.
Durante o ano de 2016, o Núcleo realizou um mapeamento das situações de violência contra a mulher. A coordenadora participou de reuniões sobre violência junto a rede de saúde do município, apresentando os resultados para o público interno e externo. A relevância social do projeto é envolver a comunidade local em um tema urgente em nossa sociedade levando a informação e prestando serviço de atendimento.