Dança Circular
Esse projeto comunitário proposto pelo curso de Educação Física, tem como objetivo proporcionar o intercâmbio entre a comunidade universitária e a local, através da prática semanal da dança circular, e busca oferecer um momento de relaxamento e encontro consigo mesmo, possibilitando uma melhor qualidade de vida. O seu objetivo acadêmico é oportunizar aos estudantes situações para o desenvolvimento da competência pedagógica, isto é, o compreender, o saber fazer, executar, comunicar os conhecimentos compreensivos relativos à educação física, adaptando-os às características de aprendizagem dos alunos.
A metodologia adotada a capacitação dos acadêmicos selecionados, o planejamento das ações e a coleta de evidências. O público-alvo será composto pelos acadêmicos do campus, familiares, funcionários e outros que estiverem em seu momento de lazer. As principais ações propostas são a prática semanal de danças circulares, que ocorrerão às quartas-feiras, das 18h às 19h. Os resultados esperados para 2018 são de 40 encontros com um atendimento de pelo menos 400 participantes; e, no qualitativo, recebermos o feedback da sensação de bem-estar geral causado pelos encontros sistemáticos.
Os acadêmicos praticam a docência da educação física com os conteúdos de dança e expressão corporal. A relevância social do projeto é a conscientização da importância da atividade física como uma ferramenta na aquisição da qualidade de vida, assim como a reflexão sobre a importância de participar efetivamente de um grupo de convivência. A relevância social do projeto é, ainda, a qualificação do tempo disponível dos indivíduos que transitam na Universidade e em seu entorno, em especial os alunos que chegam mais cedo para as aulas da noite, para que possam aproveitar mais suas capacidades cognitivas, ao mesmo tempo em que terão conhecimento da cultura da dança circular. Já a relevância acadêmica é oportunizar situações para o desenvolvimento da competência pedagógica, isto é, o compreender, o saber fazer, executar, comunicar os conhecimentos compreensivos relativos à educação física, adaptando-os às características de aprendizagem dos alunos. O problema que será enfrentado: manter o grupo de dança circular envolvido e assíduo nos encontros semanais, melhorando sua capacidade de concentração e relaxamento.