ULBRA
Consultoria Escolar: o auxílio à educação
Programa do NIP atende professores e diretores de escola
![](https://www.ulbra.br/upload/b2f9063f71b162e56149057067169f46.jpg)
A ULBRA Gravataí está com inscrições abertas para o Programa de Consultoria Escolar 2014. Organizado pelo Núcleo Integrado de Psicologia (NIP), em parceria com a Processo, a iniciativa oferece recursos às escolas que buscam auxílio para enfrentar os desafios na educação. As inscrições para o programa podem ser feitas à tarde, no NIP, localizado no estacionamento do campus, ao lado do SAJULBRA.
O projeto é coordenado pela professora do curso de Psicologia Claudia Bernardi. Doutora em Educação, Claudia atua como supervisora de estágios acadêmicos em Psicologia e Processos Educativos e orienta trabalhos de conclusão de curso. A docente salienta que a Processo existe desde 2002, trabalhando em parceria com as escolas da região do Vale do Gravataí e atuando no diagnóstico dos problemas e no planejamento pedagógico das instituições de ensino.
Em quais tipos de escolas é realizada a consultoria escolar?
O trabalho é realizado em escolas Públicas e Comunitárias de Ensino Infantil, Fundamental e Médio do município de Gravataí e Região Metropolitana.
De que forma pais e professores podem ajudar no desenvolvimento do aluno? Como funciona a integração entre aluno, escola e família durante a consultoria?
É imprescindível pais e professores trabalharem juntos com o aluno para o desenvolvimento de suas capacidades. Pais participantes no cotidiano da escola e professores buscando a integração desses pais propiciam a integração das partes e o desenvolvimento do potencial do aluno. A consultoria tem como objetivo do seu trabalho desenvolver e promover atividades para a realização da integração aluno, escola e família.
Que tipo de acompanhamento é realizado após a consultoria?
Após o trabalho desenvolvido fazemos uma avaliação final com a escola, onde são discutidos e revistos os objetivos traçados. A Consultoria sempre se coloca à disposição para, em outro momento, se necessário, realizar um novo trabalho no local.
Atualmente, quais são os desafios educacionais enfrentados pelos professores e pela direção da escola?
Os desafios atuais são diversos e variam conforme os aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos da comunidade escolar. Podemos destacar alguns desafios que observamos com frequência: inclusão, relacionamento interpessoal, valorização e reconhecimento dos professores, motivação, limites, violência, aprendizagem e novas tecnologias. Esses aspectos exigem políticas públicas eficazes, formação continuada de professores, novas estratégias de ensino e atualização constante do papel da escola.
Como trabalhar com as diferenças sociais e culturais que existem não só entre os alunos, mas entre professores também?
É necessário diálogo, integração, troca de experiências e construção de espaços para que essas questões sejam discutidas e estratégias de intervenção sejam elaboradas. A consultoria trabalha, inicialmente, com a observação e reconhecimento do local e de suas necessidades para depois, juntamente com os atores sociais do processo, elaborar projetos de intervenção, levando em conta o perfil da comunidade escolar e suas necessidades. Acreditamos que assim, singularizando cada situação, poderemos trabalhar e desenvolver nosso principal objetivo, a prevenção e promoção de saúde na Educação.
Como o diretor da escola pode conciliar a busca por resultados pedagógicos satisfatórios com as atribuições de gestão (questões salariais, jurídicas, infraestrutura)?
Esta é uma questão complexa, e cada gestor, a partir da contextualização da sua realidade escolar, terá de desenvolver e criar possibilidades e alternativas. A Psicologia escolar pode mediar e auxiliar na composição e solução dessas questões através da reflexão, prevenção e promoção de saúde no espaço escolar.
Quantas pessoas trabalham na Processo? Qual é o perfil da equipe?
A Processo é um serviço do Núcleo Integrado de Psicologia do curso de Psicologia da ULBRA Gravataí. É composta por uma professora supervisora do curso de Psicologia e estagiários do estágio curricular acadêmico em Psicologia e processos Educativos. Atualmente três estagiários compõem a equipe.O perfil do consultor escolar exige conhecimento teórico e busca constante de aprimoramento, habilidades interpessoais, iniciativa, autonomia e criatividade.
Onde as pessoas podem buscar mais informações sobre a consultoria?
Outras informações sobre a Consultoria Escolar podem ser obtidas pelo site www.ulbra.br/gravatai, pelo telefone (51) 3431-7677, ramal 235, ou pelo e-mail ulbragravatai@ulbra.br.
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