ULBRA Gravataí
Professores participam de Formação Pedagógica
Docentes discutem o projeto pedagógico do campus
![](https://www.ulbra.br/upload/9df7d09e37fe051c84f76ae9fbfdb426.jpg)
Os docentes da ULBRA Gravataí participaram na noite de segunda-feira (07.07), no auditório, da primeira etapa do encontro de Formação Pedagógica. A iniciativa teve o objetivo de debater temas referentes aos trabalhos do segundo semestre letivo e as próximas etapas da formação docente.
A atividade teve início com a apresentação do capelão do campus, Rafael Nerbas, que falou sobre os princípios e valores institucionais da Universidade. “A dedicação à educação como compromisso ético deve ser fundamentada no lema ‘A verdade vos libertará’”, salientou. De acordo com o pastor, a confessionalidade da instituição terá valor de fato quando se traduzir em consequências práticas refletidas nas posturas administrativa, funcional e acadêmica. “Que o ser humano não seja valorizado meramente pelo que sabe realizar e faz, mas como alguém que tem grande valor pelo fato de existir e ter sua própria história”, comentou.
Em seguida, o diretor do campus, Orlando Konrad, apresentou a nova configuração da mantenedora da ULBRA. “A separação entre a parte educacional e a parte religiosa da instituição cria a Comunidade Luterana Castelo Forte vinculada à Associação Educacional Luterana do Brasil (AELBRA) e sedimenta um modelo de gestão mais profissional”, explicou. Konrad retomou, ainda, as linhas de atuação discutidas no planejamento estratégico da Reitoria: governança, equilíbrio econômico e financeiro, valorização das pessoas, fidelização do aluno e identidade luterana.
A última parte do encontro foi conduzida pelo coordenador de Ensino, Sérgio Lorenz, que convidou os professores e os coordenadores dos cursos a construírem um novo projeto pedagógico. “Através das diretrizes curriculares nacionais, portarias do Enade e resoluções dos conselhos de classe queremos que o corpo docente revise as ementas, conteúdos programáticos, metodologia, estratégias de ensino e avaliação para elaborar novas formas de articulação entre as graduações e atividades que possam ser produzidas para ampliar a formação acadêmica”, declarou.
Até o final da semana também serão discutidos os Projetos de Desenvolvimento Institucional (PDI), Pedagógico Institucional (PPI) e Pedagógico de Curso (PPC) em reuniões com a Coordenação de cada curso.
Legenda:
Foto1: Coordenador de Ensino Sérgio Lorenz incentivou os docentes na criação de projetos pedagógicos
Foto2: Diretor Orlando Konrad explicou sobre a reformulação da Mantenedora
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