Simpósio de Educação
Como ensinar alunos com necessidades educacionais especiais
Educação Especial foi o tema de abertura do IV Simpósio de Educação
![](https://www.ulbra.br/upload/b001e012b9537361e2529906a8dd80cb.jpg)
"Os processos de aprendizagem são os mais diversos possíveis, por isso o desenvolvimento humano não tem a ver com gênero, raça ou idade". A frase proferida pelo Dr. Claus Dieter Stobäus na abertura do IV Simpósio Nacional de Educação, realizada na última quarta-feira (30), no auditório da ULBRA Gravataí, demonstra que a superação do preconceito é o primeiro passo para a inclusão em sala de aula. O especialista em Educação foi o conferencista principal do evento, que se estende até sexta-feira (1º.09) com oficinas, contação de histórias, exibição de vídeos e relatos de experiências de professores das escolas da região.
A partir de entrevistas realizadas com professores da Educação Especial, Stobäus apresentou um quadro atual da atuação destes profissionais em sala de aula e ofereceu algumas estratégias de planejamento do trabalho em aula. "Realizamos um estudo para conhecer o que pensam aqueles que atuam sobre a integração e inclusão, suas satisfações e dificuldades, os problemas e facilidades, o ensino e a aprendizagem, os comportamentos que favorecem e prejudicam a aprendizagem", explicou.
De acordo com o pesquisador, é necessário que os professores promovam práticas consistentes com as teorias utilizadas. "O treinamento contínuo básico monitorado, com continuidade e atualização, deve ser para melhor qualidade, devemos usar ajuda e o suporte deve estar disponível o tempo todo, em equipes multi e interdisciplinares, com profissionais em áreas como Educação, Psicologia e Saúde", sugeriu.
Autor e organizador de livros sobre Educação e Saúde e Educação Inclusiva, Stobäus compreende que os pais tem um papel essencial na educação das pessoas com deficiência. "Existe necessidade de uma formação ativa dentro de um contexto menor, familiar, e outro mais amplo, da comunidade e sociedade, no sentido de incrementar e acompanhar alternativas novas. Os tempos e ritmos não são os mesmos na escola e em casa, por isso é preciso acompanhar as pequenas mudanças", esclareceu.
O professor destacou também outra área que merece atenção: a da superdotação e das altas habilidades. "Ela está presente em cerca de sete a dez por cento dos alunos, independente de gênero ou status social e, muitas vezes, só conseguimos identificar através de conversas com familiares", salientou. "Os professores também podem fazer parte deste grupo e devem ser detectados, acompanhados em suas habilidades e no seu desenvolvimento durante a vida adulta, de modo a perceberem estas 'diferenças' e as utilizarem positivamente no acompanhamento de seus alunos e no auxílio aos seus colegas", concluiu.
Prestigiaram a abertura do Simpósio de Educação a secretária de Educação de Gravataí, Sônia Oliveira, a coordenadora pedagógica da 28ª Coordenadoria Regional de Educação, Neusa Bazilevvitz, a presidente da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul -- CAERGS/Gravataí, Célia Jachemet, o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Felipe Jardim, o coordenador Acadêmico da ULBRA Gravataí, Igor Borges, o Capelão do Campus, pastor Rafael Nerbas e coordenadores dos cursos de graduação, professores e acadêmicos da Universidade.
Programação do IV Simpósio Nacional de Educação
O IV Simpósio Nacional de Educação prossegue na quinta-feira (31) com oficinas e apresentação de projetos de inclusão da Secretaria de Educação de Gravataí. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3431-7677. Confira a programação:
31 de agosto de 2017 (quinta-feira)
14h às 17h: OFICINAS PEDAGÓGICAS
1) Metodologias inclusivas por intermédio da Música
Ministrante: Prof.ª. Ana Eleonora Sebrão Assis (Sala 410)
2) Literatura e Inclusão
Ministrante: Prof.ª. Marione Rheinheimer (Sala 422)
3) Desafios motores na Estimulação de Alunos com Deficiência Intelectual
Ministrante: Prof.ª. Rosilene Moraes Diehl (Sala 411)
4) Neurociência e Educação: Um Diálogo acerca da Aprendizagem
Ministrante: Prof.ª. Tatiana Machado Dorneles (Sala 211)
18h às 18h30min: Contação de Histórias
* Alunos do Curso de Pedagogia
Local: Auditório
19h15min: Pronunciamento do Capelão Rafael Juliano Nerbas/ULBRA Gravataí
Tema: 500 Anos da Reforma
20h: Relato de pesquisa/Palestra
Tema: "Cultura para Todos: da Acessibilidade à Inclusão"
Ministrante: Izabel Cristina da Silveira (Especialista em Acessibilidade Cultural/UFRJ)
Local: Auditório
1º de setembro de 2017 (sexta-feira)
9h-12h - PALESTRA: Os Sentidos: Literatura e Inclusão
Ministrante: Rosane Castro (Contadora de Histórias e Escritora/Projeto de Leitura Nacional)
Local: Auditório
Sessão de Autógrafos: "A Menina dos Olhos Verdes", de Rosane Castro
- Saguão do Auditório
14h às 17h: Sessões de Comunicação e Relatos de Experiência
* Acadêmicos/egressos/convidados
Local: Sala 411
19h15min: PAINEL DE ENCERRAMENTO -- FEEVALE/UNISINOS/ULBRA
PAINEL -- Inclusão Escolar e Aprendizagem: Desafios e Possibilidades
FEEVALE: Profa. Me. Jozilda Berenice Fogaça
UNISINOS: Profa. Dra. Rejane Ramos Klein
Mediadora/ULBRA: Profa. Me. Marione Rheinheimer
Local: Auditório
Apresentação musical: Lucas Araújo Savi Mondo (Acadêmico/Educação Física)
Maurício Martins de Souza (Acadêmico/Administração)
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