Pós-graduação

Em relação à política de Pós-Graduação, a Faculdade ofertará Cursos de Residência Médica e de Especialização, oportunizando a educação continuada para o egresso e a comunidade em geral,  com estruturação pedagógica inovadora, integrada e dinâmica.

 As políticas de ensino para os cursos de pós-graduação lato sensu na Faculdade ULBRA-MEDICINA-SÃO JERÔNIMO são baseadas em seis pilares fundamentais:

  • Relevância e Atualização: os cursos devem ser projetados e oferecidos com base na relevância atual do mercado de trabalho e nas últimas tendências e desenvolvimentos nas áreas de estudo.
  • Flexibilidade e Acessibilidade: os cursos devem ser projetados para serem flexíveis e acessíveis para os alunos, oferecendo opções de horários, locais de ensino e modalidades de ensino.
  • Qualidade e Excelência: os cursos devem ser projetados e oferecidos com base em altos padrões de qualidade e excelência, com a utilização de recursos tecnológicos avançados e professores altamente capacitados.
  • Interação e Colaboração: os cursos devem fomentar a interação e a colaboração entre os alunos e os professores, com o objetivo de desenvolver habilidades sociais, profissionais e de liderança.
  • Inovação e Criatividade: os cursos devem estimular a inovação e a criatividade dos alunos, proporcionando oportunidades para que eles desenvolvam suas habilidades e soluções inovadoras para questões do mundo real.
  • Integração e Aplicabilidade: os cursos devem ser projetados para integrar teoria e prática, proporcionando aos alunos a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos na resolução de problemas reais e desafios do mercado de trabalho.

Algumas ações acadêmico-administrativas que estão presentes nas políticas de ensino para a pós-graduação lato sensu da Faculdade ULBRA-MEDICINA-SÃO JERÔNIMO incluem:

  • Aprovação dos colegiados da IES: a instituição tem um processo claro e sistematizado de aprovação dos cursos de pós-graduação lato sensu pelos seus colegiados, garantindo a qualidade e a relevância dos cursos ofertados.
  • Acompanhamento e avaliação dos cursos: a instituição, por meio da Coordenação de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação, acompanha e avalia regularmente os cursos de pós-graduação lato sensu, incluindo o desempenho dos alunos, o desenvolvimento dos programas, a adequação dos recursos e as necessidades de melhoria.
  • Atendimento às demandas socioeconômicas da região: a instituição mantém-se atenta àsdemandas socioeconômicas da região em que está inserida e visa oferecer cursos de pós-graduação lato sensu que atendam às necessidades da população e que tenham componentes inovadores.
  • Articulação da oferta dos cursos lato sensu com as áreas da graduação: a instituição mantém uma articulação entre os cursos de pós-graduação lato sensu e as áreas da graduação, a fim de garantir a complementaridade e a continuidade dos estudos, ampliando as competências nas áreas relacionadas à graduação. Com isso, tem como foco ofertar cursos e programas de pós-graduação cujas áreas de concentração e linhas de pesquisa sejam uma continuidade daquelas estabelecidas no projeto pedagógico da graduação. A articulação entre a graduação e a pós-graduação lato sensu ajuda a garantir que as competências desenvolvidas em ambos os cursos estejam de acordo e possam ser aplicadas de forma integrada na vida profissional.
  • Elevado percentual de docentes com títulos de mestres ou doutores: a instituição valoriza a formação acadêmica de seus docentes e garante que ao menos 80% deles tenham títulos de mestres ou doutores, o que pode contribuir para a qualidade e a excelência dos cursos de pós-graduação.

Saiba mais e acesse aqui o Plano de Desenvolvimento Institucional