Sobre a Faculdade
A Faculdade Ulbra - Medicina - Palmas é mantida pela Aelbra Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação S.A., que se constitui em Sociedade Anônima de capital fechado, inscrita no CNPJ (RFB) sob nº 88.332.580/0001-65, com seu contrato social registrado na Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Rio Grande do Sul sob o número 43.30.0063.071 em 25 de abril de 2019. A Aelbra tem por objeto social a promoção, a difusão e o desenvolvimento da educação básica, superior e de pós-graduação, abrangendo a pesquisa e apresentação de serviços, inerentes à formação acadêmica, da pesquisa científica, da cultura e da assistência social.
Em 1992, a Comunidade Evangélica Luterana São Paulo, denominação anterior da Aelbra, decidiu criar em Palmas, capital do Tocantins, o Centro Educacional Martinho Lutero, instituição de ensino infantil, fundamental e médio. Em 1993, iniciaram-se as atividades no âmbito do Ensino Superior. A história da criação de Palmas confunde-se com a própria criação do Tocantins, pois esta é uma das instituições de ensino pioneiras da capital, um importante pilar da educação no estado. Em julho de 2000, por meio do Decreto nº 6, publicada no D.O.U. no dia 07/07/2020, o então Instituto Luterano de Ensino Superior de Palmas foi transformado em Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP). Atualmente, a Aelbra é a mantenedora da melhor instituição de ensino superior do estado do Tocantins, de acordo com a nota de IGC da IES no Enade 2021, com a maioria dos cursos com nota de CPC 4 ou 5 nas últimas avaliações do Enade (Enade 2021, 2020, 2019). A Instituição tem uma ampla experiência com cursos na área da saúde, já que tem cursos de saúde sendo ofertados na IES há mais de duas décadas (Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina, Psicologia, Estética e Cosmética, Educação Física-Bacharelado, Odontologia). Os cursos do CEULP já ofereceram 14.660 profissionais para o mercado de trabalho local, nacional e internacional, destes 4.631 são egressos dos cursos da área da saúde.
Considerando esse contexto, em 2022, a Aelbra decide criar, em Palmas, a Faculdade Ulbra - Medicina - Palmas, instituição de ensino superior que tem como propósito a implantação de políticas de ensino, pesquisa e extensão que possam contribuir com a formação humanizada de médicos, visando atender as demandas não apenas de Palmas, mas contribuir com o contexto da saúde de toda a região.
Nessa perspectiva, tendo em vista as tradições da mantenedora e a vasta experiência no ensino superior de suas mantidas, a Faculdade Ulbra - Medicina - Palmas tem um modelo próprio de escola confessional, que entende a si mesmo como comunidade eticamente e socialmente responsável. Com o propósito de atuar com consciência crítica na sociedade, concebe a educação não como processo de formação apenas, mas como interação social que conduz à participação plena, produtiva e crítica das pessoas na sociedade.
A Faculdade Ulbra - Medicina - Palmas apresenta-se como instituição de identidade e características próprias. Para tanto, oferecerá um ensino profissional na área da saúde, capacitando os alunos a desenvolver um senso de responsabilidade social, interesse pela pesquisa e uma base humanística sólida. A faculdade também incentivará uma educação continuada, valorizando a constante atualização profissional e pessoal, com foco no desenvolvimento da habilidade de "aprender a aprender".