Pós-graduação

Em relação à política de Pós-Graduação, a oferta de cursos que oportuniza uma educação continuada para o egresso e a possibilidade de novos contextos de especializações e aperfeiçoamentos para a comunidade em geral tem como princípio a elaboração de um modelo que seja competitivo, atualizado e que abarque três eixos estruturantes, que assumem similar percentual de importância e estejam interligados entre si: Eixo Acadêmico (estruturação pedagógica inovadora, integrada e dinâmica); Eixo Mercado (oferta de cursos com base nas demandas existentes na sociedade e com aproveitamento da expertise institucional); e Eixo Financeiro (estruturação financeira sustentável e dinâmica).

As políticas de ensino para os cursos de pós-graduação lato sensu na Ulbra - Medicina - Palmas são baseadas em seis pilares fundamentais:

  • Relevância e Atualização: os cursos devem ser projetados e oferecidos com base na relevância atual do mercado de trabalho e nas últimas tendências e desenvolvimentos nas áreas de estudo.

  • Flexibilidade e Acessibilidade: os cursos devem ser projetados para serem flexíveis e acessíveis para os alunos, oferecendo opções de horários, locais de ensino e modalidades de ensino.

  • Qualidade e Excelência: os cursos devem ser projetados e oferecidos com base em altos padrões de qualidade e excelência, com a utilização de recursos tecnológicos avançados e professores altamente capacitados.

  • Interação e Colaboração: os cursos devem fomentar a interação e a colaboração entre os alunos e os professores, com o objetivo de desenvolver habilidades sociais, profissionais e de liderança.

  • Inovação e Criatividade: os cursos devem estimular a inovação e a criatividade dos alunos, proporcionando oportunidades para que eles desenvolvam suas habilidades e soluções inovadoras para questões do mundo real.

  • Integração e Aplicabilidade: os cursos devem ser projetados para integrar teoria e prática, proporcionando aos alunos a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos na resolução de problemas reais e desafios do mercado de trabalho.

Algumas ações acadêmico-administrativas que estão presentes nas políticas de ensino para a pós-graduação lato sensu da Ulbra - Medicina - Palmas incluem:

  • Aprovação dos colegiados da IES: a Instituição tem um processo claro e sistematizado de aprovação dos cursos de pós-graduação lato sensu pelos seus colegiados, garantindo a qualidade e a relevância dos cursos ofertados.

  • Acompanhamento e avaliação dos cursos: a Instituição, por meio da Coordenação de Educação Continuada, acompanha e avalia regularmente os cursos de pós-graduação lato sensu, incluindo o desempenho dos alunos, o desenvolvimento dos programas, a adequação dos recursos e as necessidades de melhoria.

  • Atendimento às demandas socioeconômicas da região: a Instituição mantém-se atenta às demandas socioeconômicas da região em que está inserida e visa oferecer cursos de pós-graduação lato sensu que atendam às necessidades da população e que tenham componentes inovadores.

  • Articulação da oferta dos cursos lato sensu com as áreas da graduação: a Instituição mantém uma articulação entre os cursos de pós-graduação lato sensu e as áreas da graduação, a fim de garantir a complementaridade e a continuidade dos estudos, ampliando as habilidades e conhecimentos nas áreas relacionadas à graduação. Com isso, tem como foco ofertar cursos e programas de pós-graduação cujas áreas de concentração e linhas de pesquisa sejam uma continuidade daquelas estabelecidas no projeto pedagógico da graduação. A articulação entre a graduação e a pós-graduação lato sensu ajuda a garantir que os conhecimentos adquiridos em ambos os cursos estejam de acordo e possam ser aplicados de forma integrada na vida profissional.

  • Elevado percentual de docentes com títulos de mestres ou doutores: a Instituição valoriza a formação acadêmica de seus docentes e garante que ao menos 80% deles tenham títulos de mestres ou doutores, o que pode contribuir para a qualidade e a excelência dos cursos de pós-graduação.

Acesse aqui o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)