Sobre a Faculdade
A Faculdade ULBRA-MEDICINA-MANAUS é mantida pela AELBRA EDUCAÇÃO SUPERIOR - GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO S.A., que se constitui em Sociedade Anônima de capital fechado, inscrita no CNPJ (RFB) sob nº 88.332.580/0001-65, com seu contrato social registrado na junta comercial, industrial e serviços do Rio Grande do Sul sob o número 43.30.0063.071 em 25 de abril de 2019. A AELBRA tem por objeto social a promoção, a difusão e o desenvolvimento da educação básica, superior e de pós-graduação, abrangendo a pesquisa e apresentação de serviços, inerentes à formação acadêmica, da pesquisa científica, da cultura e da assistência social.
A história da mantenedora em Manaus iniciou-se em agosto de 1988, quando foi definida uma área para a construção da Escola da ULBRA na capital do Amazonas. Os primeiros cursos de graduação oferecidos pela Comunidade Evangélica Luterana São Paulo, antiga denominação da AELBRA, foram Arquitetura e Urbanismo e Psicologia, seguidos dos cursos de Engenharia Ambiental, Informática e Engenharia Civil. Neste período, houve uma convivência permanente de obras com atividades educativas. No ano de 1996, o campus da ULBRA em Manaus foi transformado em Instituto Luterano de Ensino Superior (ILES/MAO) e, dando continuidade à proposta de investimento na Região Norte, especialmente no Estado do Amazonas, na cidade de Manaus, o ILES/MAO foi credenciado pelo Decreto Federal s/n, de 26 de março de 2001, como Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA). Novos cursos foram contemplados nos projetos de expansão, como Administração, Engenharia Química e Direito. Atualmente, o CEULM-ULBRA possui 10 cursos em atividade, a saber: Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Arquitetura e Urbanismo, Administração, Direito, Psicologia e Enfermagem.
Considerando esse contexto, em 2022, a AELBRA decide criar, em Manaus, a Faculdade ULBRA-MEDICINA-MANAUS, instituição de ensino superior que tem como propósito a implantação de políticas de ensino, pesquisa e extensão que possam contribuir com a formação humanizada de médicos, visando atender as demandas não apenas de Manaus, mas contribuir com o contexto da saúde de toda a região.
Nessa perspectiva, tendo em vista as tradições da mantenedora e a vasta experiência no ensino superior de suas mantidas, a Faculdade ULBRA-MEDICINA-MANAUS tem um modelo próprio de escola confessional, que entende a si mesmo como comunidade eticamente e socialmente responsável. Com o propósito de atuar com consciência crítica na sociedade, concebe a educação não como processo de formação apenas, mas como interação social que conduz à participação plena, produtiva e crítica das pessoas na sociedade.
A Faculdade ULBRA-MEDICINA-MANAUS apresenta-se como instituição de identidade e características próprias. Para tanto, oferecerá um ensino profissional na área da saúde, capacitando os alunos a desenvolver um senso de responsabilidade social, interesse pela pesquisa e uma base humanística sólida. A faculdade também incentivará uma educação continuada, valorizando a constante atualização profissional e pessoal, com foco no desenvolvimento da habilidade de "aprender a aprender".
Saiba mais e acesse aqui o Plano de Desenvolvimento Institucional