Extensão
A extensão é concebida como um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Faculdade e a sociedade. Entendida como prática acadêmica, interliga a instituição com as demandas da sociedade civil, possibilitando a formação do profissional cidadão.
Nas atividades de extensão, os profissionais têm a oportunidade de traduzir para o campo operacional os conhecimentos que a instituição vem produzindo. Nesta perspectiva, a aproximação da instituição com a sociedade deve ocorrer tendo como norte a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, pois a tradução do conhecimento científico no campo operativo exige profissionais com competência para a produção do conhecimento científico e técnico, assim como exige habilidades de socializar esses conhecimentos para segmentos da sociedade, de forma a contribuir para sua autonomia.
A política da Faculdade Ulbra - Medicina - Gravataí para a extensão conduz:
Ao desenvolvimento de competências do alunado, possibilitando condições para que os alunos aprendam na prática os aspectos teóricos refletidos em sala de aula;
À participação dos discentes nos Projetos idealizados para o curso;
À oferta de atividades de extensão de diferentes modalidades balizados nos eixos temáticos do Fórum Nacional de Extensão;
Ao estabelecimento de diretrizes de valorização da participação do aluno em atividades extensionistas;
À definição dos indicadores próprios de avaliação das atividades de extensão.
Com a extensão, a Faculdade Ulbra - Medicina - Gravataí, além de ter um canal de comunicação com a comunidade na qual está inserida, busca a melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa, pois dados e problemas identificados podem servir de retroalimentação para essas atividades.
São objetivos da extensão:
Aprimorar o espírito analítico-crítico e desenvolver o espírito científico do aluno;
Criar condições para o desenvolvimento de parcerias entre o ensino e a pesquisa e segmentos da sociedade;
Contribuir para o equacionamento de problemas sociais, econômicos e políticos da sociedade, em especial os vivenciados pela população-alvo;
Articular o saber existente na sociedade com o saber sistematizado na academia;
Promover a reflexão e a produção de conhecimento na área de atuação do docente;
Possibilitar a conjugação entre teoria e prática;
Contribuir para o aprimoramento da formação ética, política, científica e técnica do corpo docente e discente;
Incentivar a formação de grupos interdisciplinares;
Promover parcerias voltadas para a construção de um projeto de sociedade referenciado na justiça social e na igualdade;
Contribuir para a (re)definição do conceito de currículo, de maneira a incorporar a extensão como atividade rotineira do discente;
Realizar a extensão sob a forma de programas comunitários, projetos, cursos de extensão, eventos, prestações de serviço e elaboração e difusão de publicações e outros produtos acadêmicos.
Na IES, a política institucional extensionista será articulada e sistematicamente organizada por meio do setor identificado como Educação Continuada (Educon), com a atuação da Coordenação de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação, segmento vinculado à Direção Acadêmica da unidade, responsável pela gestão de todas as modalidades de ações extensionistas promovidas no curso ou resultante de parcerias interinstitucionais.
Na Faculdade Ulbra - Medicina - Gravataí serão planejadas diversas modalidades de ações extensionistas:
a) Programa, entendido como um conjunto de ações de caráter orgânico-institucional, de médio a longo prazo, com clareza de diretrizes e orientadas a um objetivo comum;
b) Programa de Extensão Interdisciplinar (PEI), compreendido como um conjunto de ações planejadas a partir da definição de objetivos acadêmicos alinhados ao perfil profissiográfico dos cursos e objetivos comunitários baseados no estudo-diagnóstico do território;
c) Projeto, entendido como um conjunto de ações processuais e contínuas de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, limitado em um prazo determinado, com desenvolvimento que deve resultar no alcance de um objetivo bem definido;
d) Ligas Acadêmicas, entendidas como entidades organizadas, constituídas por estudantes de graduação, sob a coordenação de professores orientadores, que fomentam atividades de ensino, pesquisa e extensão, num determinado setor/cenário da sociedade;
e) Curso, concebido como um conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, planejadas e organizadas de modo sistemático, com carga horária mínima de oito horas;
f) Evento, identificado como um ação que implica na apresentação e exibição pública e livre, ou, também, com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, científico e tecnológico, desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Instituição (congresso; fórum; seminário; semana; exposição; espetáculo; evento esportivo; festival ou equivalentes).
As ações extensionistas também poderão ser classificadas em: Comunitárias (regidas por editais anuais, com alocação ou não de carga horária, com foco no atendimento às demandas das comunidades em que a IES esteja inserida); Vinculadas às disciplinas (integram o planejamento/atividades das disciplinas curriculares em desenvolvimento no semestre letivo); Prestação de Serviços, são atividades de transferência do conhecimento gerado, incluindo-se nesse conceito serviços em clínicas e em laboratórios da Instituição, assessorias e consultorias, pesquisas encomendadas e atividades contratadas e financiadas por terceiros; Rede de Escolas, exclusivamente para registro de projetos desenvolvidos no âmbito das escolas da Rede Ulbra.
A Faculdade Ulbra - Medicina - Gravataí tem o Programa de Extensão Interdisciplinar (PEI) como parte integrante de sua abordagem de curricularização da Extensão. Por meio da concepção e implementação da flexibilidade curricular, a Instituição promoverá o desenvolvimento de ações pedagógicas que integram extensão, pesquisa e ensino. Essa abordagem buscará realizar um trabalho junto à comunidade, compreendendo suas necessidades e entendendo o contexto local. O objetivo será estabelecer uma colaboração mútua, em que tanto a Instituição quanto a comunidade identifiquem e trilhem o caminho para soluções conjuntas. Dessa forma, a experiência adquirida por meio das disciplinas de curricularização da extensão servirá como base para identificar temas relevantes, possibilitando a proposição de cursos de educação continuada, incluindo projetos de extensão, atualização, aperfeiçoamento e especialização. Por exemplo, no Programa de Extensão Interdisciplinar "Promoção e Educação para a Saúde", ocorrerá a integração da educação e da saúde para melhorar a qualidade de vida da população. Com ações interdisciplinares, os projetos envolverão a busca por reconhecer os determinantes sociais da saúde, a utilização de estratégias de promoção e educação em saúde e a promoção de ações que impactem positivamente a saúde das pessoas.
Independentemente da modalidade, as ações extensionistas possuirão aderência às áreas temáticas e às linhas de extensão universitária definidas pela Política Nacional de Extensão, condição para o seu desenvolvimento, e o processo de análise e aprovação das propostas envolverá diretamente a coordenação da Educação Continuada (Educon), que também assumirá a responsabilidade de acompanhar a execução e avaliação das mesmas. Assim, docentes proponentes e responsáveis por programas, projetos, programas de extensão interdisciplinar, prestação de serviço e ligas acadêmicas serão responsáveis pela entrega de relatórios ao final de cada semestre letivo; enquanto docentes proponentes e responsáveis por eventos e cursos serão responsáveis pela entrega de relatórios ao final de cada atividade desenvolvida.
Há que se destacar também que a via de participação dos alunos nas diversas ações de extensão poderá ocorrer de maneira voluntária, atendendo aos pressupostos da Lei nº 9.608/98, ou como bolsista com desconto extensão, que, custeado com recursos da própria Instituição de Ensino, obedecerá às definições emanadas de resolução específica, quando assim ocorrer.
A promoção da acessibilidade universal e o estímulo à participação acadêmica em experiências de internacionalização são também dimensões da Política Institucional de Extensão na Faculdade Ulbra - Medicina - Gravataí. No caso do primeiro, há o Núcleo de Acessibilidade, que atua juntamente com o Núcleo de Apoio ao Discente (NADi) e Núcleo de Apoio ao Docente (NAD), que se materializa no princípio de dar sentido a uma mudança de cultura, visando à inclusão social, valendo-se da prestação de apoio psicopedagógico aos alunos, professores e colaboradores com deficiências, e promovendo a comunicação intermediada por tradutores e intérpretes, auxiliando nos aspectos operacionais das atividades educacionais e do assessoramento à área de Recursos Humanos na sua política de contratação de colaboradores com deficiência. No caso do segundo, há o Programa de Internacionalização, com estímulo aos intercâmbios internos (entre unidades da Aelbra) e internacionais (universidades estrangeiras com convênio), proporcionando ao estudante o enriquecimento do seu currículo e ampliação de perspectivas pessoais e profissionais.
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