CPA
A constituição da CPA da Faculdade Ulbra - Medicina - Gravataí fundamenta-se no art. 11 da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Porém, mais que atender às exigências legais, a IES compreende a sua importância na perspectiva da implantação da cultura da avaliação desde o seu credenciamento.
O Projeto da Autoavaliação Institucional (AI) da Faculdade Ulbra - Medicina - Gravataí teve seu início a partir da decisão institucional da mantenedora Aelbra em relação ao credenciamento de mais uma mantida na sua Rede de Educação. A Comissão Própria de Avaliação (CPA), designada pela Portaria Normativa nº 05, de 3 de novembro de 2023, atuou na construção do Projeto da AI antes mesmo da sua designação.
Em 3 de novembro de 2023, a Faculdade Ulbra - Medicina - Gravataí instituiu, pela Portaria nº 05, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) para sistematizar e conduzir o processo interno de avaliação, conforme as diretrizes do MEC.
Composição da CPA
- 02 (dois) representantes do corpo docente;
- 02 (dois) representantes do corpo técnico-administrativo;
- 02 (dois) representantes do corpo discente;
- 02 (dois) representantes da sociedade civil.
Autoavaliação Institucional
A AI, realizada anualmente, contribui para o planejamento de ações que visam à qualificação dos processos institucionais. A expressão do que pensam os acadêmicos, os docentes, os gestores e os colaboradores possibilita a geração de insumos que permitem a análise e o feedback sobre os processos da Faculdade, assim como a implementação de melhorias articuladas ao PDI e à consolidação de uma cultura avaliativa. Os relatórios da AI serão disponibilizados à comunidade acadêmica com a publicação neste espaço. O acompanhamento do trabalho docente acontecerá periodicamente por meio de relatórios elaborados a partir dos dados dos sistemas acadêmicos e será avaliado pela Coordenação de Curso, Direção Acadêmica e Direção Geral e, anualmente, por meio da AI realizada pela CPA, que apresentará indicadores de desempenho. Os relatórios institucionais fornecerão informações relativas às atividades acadêmicas de professores e coordenadores relacionadas às ações de ensino, pesquisa e extensão, a partir de dados extraídos dos sistemas da Instituição e discussões das reuniões de colegiados.
Metodologia de Avaliação
Participarão da AI os segmentos que constituem a comunidade acadêmica da Faculdade Ulbra - Medicina - Gravataí: alunos, professores e técnico-administrativos.
A AI será aplicada por meio de questionário composto por questões objetivas, de assuntos que englobam as 10 dimensões do Sinaes, e por uma questão discursiva. A inserção de uma questão discursiva possibilitará ao respondente expressar-se por meio de críticas, elogios e/ou sugestões, proporcionando uma abordagem mais abrangente na coleta de feedback e permitindo o compartilhamento de percepções e contribuições de forma mais ampla.
Para se identificar o nível de satisfação dos respondentes nas questões objetivas, será elaborado um questionário estruturado, formado por questões fechadas, no qual todos os participantes serão submetidos às mesmas alternativas de respostas. Os instrumentos utilizarão uma escala de concordância simples de cinco pontos.
Neste modelo, atribuiu-se uma pontuação de 1 a 5 para cada resposta, a partir da qual foi calculada a média ponderada para cada item, baseando-se na frequência das respostas. Dessa forma, é obtido o RM (Ranking Médio) para cada Questão, Eixo e Dimensão. Quanto mais próximo de 5 o RM estiver, maior será o nível de concordância dos respondentes; quanto mais próximo de 1, menor.
Os respondentes deverão optar em cada questão por uma das alternativas apresentadas no quadro legenda do Instrumento de Pesquisa: 1, discordo totalmente; 2, discordo; 3, concordo parcialmente; 4, concordo; 5, concordo totalmente.
Fale com a CPA:
Email: cpamedicina.gra@ulbra.br
Saiba mais sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA)