Teologia
ULBRA realiza Fórum de Teologia e Simpósio de Missão
ULBRA realiza Fórum de Teologia e Simpósio de Missão
A ULBRA Canoas está realizando esta semana o XIII Fórum ULBRA Teologia e VII Simpósio Internacional de Missão com o tema Onde está o teu irmão? Um DNA dos que se afastam. O evento discute o assunto com um enfoque interdisciplinar, envolvendo a análise de aspectos bíblicos, teológicos, sociológicos e psicológicos. O encontro acontece até quinta-feira, 02.10, com debates e conferências relacionados ao tema.
A cerimônia de abertura, realizada na manhã de quarta-feira, teve a participação do pró-reitor adjunto de Extensão e Assuntos Comunitários, Valter Kuchenbecker; do pastor Roni Marquardt, representando o presidente da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), do diretor do Seminário Concórdia, Leoneiro Faller; e os professores do curso de Teologia da ULBRA, Thomas Heimann e Anselmo Ernesto Graeff. O coordenador do curso de Teologia da Universidade, Thomas Heimann, destacou a importância de se discutir o assunto e lembrou que é necessário também refletir sobre as atitudes das comunidades religiosas que podem afastar seus fiéis.
O evento seguiu com um Estudo Bíblico do Antigo Testamento, conduzido pelo professor Acir Raymann, que argumentou que a cultura do egocentrismo que se vive hoje em dia é uma das causas do afastamento entre as pessoas e, consequentemente, da igreja.
Logo após, o teólogo e professor do Seminário Concordia de Buenos Aires, Roberto Bustamante, falou sobre Um DNA da Igreja Primitiva X A Igreja Contemporânea - Igreja que acolhe ou afasta? - Questões bíblico-teóricas.
Durante a tarde, foi realizada a segunda conferência com o tema Onde está o teu irmão? Uma análise sociológica do fenômeno do afastamento religioso, que teve como conferencista o teólogo, sociólogo e reitor da Faculdades EST, Oneide Bobsin. Em seguida, o tema Aspectos adoecedores e terapêuticos nas comunidades cristãs: uma análise psicoteológica e autocrítica sobre as dificuldades que temos com nossas igrejas, foi discutida pelo teólogo e psicólogo Karl Kepler.
O primeiro dia do evento encerrou-se com o Concerto Sacro na Capela Universitária, que reuniu diversos Coros das cidades da região.
As atividades continuam nesta quinta-feira, 2.10. Veja a programação:
Programação
Quinta-feira (02.10)
8h45 - Devoção 7 minutos - Capela da ULBRA
9h - Conferência 4: Trânsito e Mobilidade Religiosos: Sentimento de identidade e pertença - reflexões na perspectiva das comunidades cristãs
Dr. Alessandro Bartz. Teólogo, Licenciado em História. Professor da Faculdade Cenecista de Osório e Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Estudo do Protestantismo
10h - Debate Plenário
10h20 - Intervalo
10h40 - Conferência 5: "Onde está o nosso irmão? Quebrando as paredes que dividem" (Efésios 2.11-22)
Questões bíblico-teológicas sobre a história e o significado das pessoas com deficiência, bem como a sua plena inclusão no corpo de Cristo
Dr. Jack Preus. Teólogo, vice-presidente executivo da Bethesda Lutheran Communities
11h40 - Debate Plenário
12h - Almoço
13h45 - Conferência 6: A Graça que acolhe - a Justificação pela fé: Questões teológico-pastorais relativas aos cristãos que se afastam
Dr. Paulo M. Nerbas. Teólogo, professor do Seminário Concórdia e da ULBRA
14h45 - Debate Plenário
15h15 - Estudo Bíblico - Novo Testamento - Prof. Dr. Vilson Scholz
15h45 - Cerimônia de Encerramento
16h - Confraternização
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos