Programa Fome de Ler
Programa Fome de Ler dá início às atividades de 2014
ULBRA realiza Seminário de Políticas de Leitura
A ULBRA Canoas realizou na tarde de quarta-feira, 12.03, o V Seminário Regional de Políticas de Leitura, que marca o início das atividades de 2014 do Programa Fome de Ler. O projeto que é promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da ULBRA e tem a coordenação da professora do curso de Letras, Ângela da Rocha Rolla, completa doze anos de atuação com a participação de escritores de obras infanto-juvenis de vários estados brasileiros e milhares de leitores. Desde 2003 foram 80 autores, 160 escolas e 31 municípios engajados em ações coletivas tendo como objetivo incentivar a leitura entre os estudantes. Nesta edição, participam 10 escolas da Rede ULBRA e mais 43 da Rede Municipal de Canoas, além dos colégios de outras cidades da região.
Durante a solenidade de abertura do Seminário, o escritor Henrique Martins de Freitas, representando os autores canoenses, destacou a importância do Programa Fome de Ler para a formação de novos leitores. A secretária adjunta de Projetos Pedagógicos da Secretaria de Educação de Canoas, Janete Jachetti, citou uma das últimas pesquisas da UNESCO, de 2013, que constata que mais de 175 milhões de meninos e meninas em todo o mundo não têm o costume de ler. Ela ressaltou a importância do Programa, que incentiva a curiosidade e o gosto pela literatura. "Este projeto é uma boa parceria da ULBRA com o Município de Canoas, assim como o PIBID que vem complementar o trabalho desenvolvido nas escolas", argumentou. O reitor da ULBRA, Marcos Fernando Ziemer, reafirmou o papel da Instituição de promover o conhecimento, a educação e a cultura na comunidade em que se insere.
Também compuseram a mesa durante a solenidade a diretora de Assuntos Comunitários, da Pró-reitoria Adjunta de Extensão e Assuntos Comunitários, Simone Imperatore Brum; o diretor de Cultura da Secretaria de Cultura de Canoas, Almiro Rodrigo Gerhardt; e a coordenadora do Programa Fome de Ler, Ângela da Rocha Rolla, além de professores, bibliotecários e representantes de Secretarias de Educação das cidades que integram o Programa.
Logo após, o painel Literatura e novas tecnologias trouxe ideias e relatos de trabalhos desenvolvidos por educadores e estudantes da ULBRA e das escolas municipais Edgar Fontoura e Vitória, e do Colégio ULBRA São Lucas.
Festival Book Trailer irá movimentar a gurizada em Canoas
A coordenadora do Programa Fome de Ler, Ângela Rolla, explicou sobre uma nova proposta que promete botar os alunos para pensar e produzir um trailer sobre algum dos livros que já tenham sido trabalhados em aula. De acordo com a coordenadora, o Festival Book Trailer, tem a intenção também de promover a integração entre as escolas. Os estudantes da Rede de Escolas da ULBRA e da rede municipal de Canoas irão escolher uma obra e criar um vídeo incentivando os colegas a lerem aquele livro.
Mais informações sobre o Programa Fome de Ler e a programação das atividades que acontecem em 2014 podem ser encontradas no site www.ulbra.br/fome-de-ler.
Notícias relacionadas
-
26
JUNArte para todos Orquestra da Ulbra homenageia Mercedes Sosa no Domingo Clássico -
21
AGOInscrições abertas Ulbra promove Formação de Identificador Veicular e Documental - IVD -
14
ABRUlbra TV Poder RS: a nova atração da Ulbra TV -
10
MARMantenedora, Expodireto Direção da Aelbra e Reitoria visitam Ulbra Carazinho e Expodireto
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes