SAÚDE E BEM-ESTAR
Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola
Atividade faz parte de disciplina voltada para família e comunidade
Com o objetivo de promover saúde nas escolas, os alunos do 3º semestre do curso de Medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) desenvolveram uma série de atividades com 60 crianças das turmas do 6º ano na Escola Leonel de Moura Brizola, em Canoas. Além de um momento dedicado à antropometria e acuidade visual, os estudantes realizaram uma oficina prática de culinária.
Durante a ação, os acadêmicos de Medicina auxiliaram os alunos na preparação de sanduíches saudáveis, ensinando-os sobre a importância de uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes. Segundo a professora Miria Elizabeth de Camargo, que coordena a atividade, a ação envolve diversas práticas, incluindo avaliação de medidas corporais, como peso e altura, além da aplicação da escala de Sinais de Snellen, que avalia a capacidade de enxergar letras de diferentes tamanhos em uma distância preestabelecida.
"Quando detectamos alguma alteração de peso ou altura, a gente encaminha para a Unidade Básica de Saúde (UBS). Isso é uma parceria da Universidade com a UBS. Através dessa atividade, nós trabalhamos com prevenção e promoção de saúde. O objetivo é promover saúde na escola e orientar as crianças desde cedo, desenvolvendo nelas um hábito de vida mais saudável", destaca Miria.
Aprendizagem na prática
A aluna de Medicina Jamily Braga de Carvalho ressaltou a importância da experiência para sua formação acadêmica. "Aprendemos a lidar com diferentes faixas etárias e a adaptar a comunicação para cada idade. É essencial para nossa formação poder estar em contato direto com as crianças e compreender melhor suas necessidades. A gente vai aprendendo a modular e a manejar essas situações com diferentes faixas etárias. É fundamental para a nossa formação conseguir ter esse contato desde cedo", explica Jamily.
Para Isabella Kaipper Pugliessi, de 11 anos, estudante do 6º ano da escola, a oficina foi uma oportunidade para aprender sobre hábitos mais saudáveis. "Nós vimos vários alimentos saudáveis e que são os melhores para a nossa saúde. Tem vários alimentos que a gente come achando que nos fazem bem, mas não fazem. Foi bem importante falar sobre isso, pois assim poderemos melhorar a alimentação pensando na nossa saúde", afirma.
"Essas atividades são muito importantes para colocarmos a mão na massa e podermos lidar com públicos diferentes, com idades diversas. Poder ajudar as crianças a se alimentarem melhor é uma forma de aprender a ter um contato mais pessoal com os nossos futuros pacientes", enfatiza a aluna de Medicina Ianka Müller.
Para a professora Miria, a oficina faz parte do formato de ensino da Ulbra, que prioriza a formação prática e o contato direto com a comunidade. Para os estudantes, vivenciar a profissão é uma oportunidade de ampliar o aprendizado e desenvolver habilidades para atuar em ambientes diversos. Além de contribuir para a saúde escolar e o desenvolvimento social local, a atividade reforça a importância de incentivar o contato dos futuros médicos com o contexto real de suas profissões.
Thamiriz Amado
Assessoria de Comunicação
Notícias relacionadas
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí
Últimas notícias
-
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVNOVA GESTÃO Projeto O Novo Jeito Ulbra de Ser propõe ações nas unidades do Sul -
30
OUTREDE DE INOVAÇÃO Ideathon na Ulbra: maratona de inovação transforma desafios em soluções -
29
OUTREDE DE INOVAÇÃO Ideathon na Ulbra Canoas promove maratona de soluções inovadoras