Agronomia
Horta Universitária: aprendizagem e aproximação com a comunidade
Ensino na prática deixa aluno mais perto do mercado de orgânicos
Segundo dados do Instituto Organis, houve um crescimento em 16% no consumo de orgânicos no Brasil entre 2021 e 2023. Cerca de 46% da população brasileira consome alimentos com essas características regularmente, o que evidencia uma preocupação com a saúde e a sustentabilidade. O curso de Agronomia da Ulbra trabalha o cultivo de orgânicos e promove também a dimensão comunitária da prática. Professor e idealizador da horta universitária, Vitorio Poletto Ferreira destaca com orgulho que a produção é inteiramente orgânica. O local existe há sete anos e desde então funciona como uma plataforma de ensino prático para alunos, assim como uma oportunidade de aproximação com a comunidade e escolas.
"No início, como a produção era maior, nós fazíamos doação para funcionários de baixa renda e instituições do entorno da cidade de Canoas. Hoje, a horta está menor e estamos atendendo somente os funcionários. Mas é algo recente, tivemos uma diminuição desde a pandemia, mas estamos vendo como retomar", afirma o professor.
A horta é coordenada por ele, alunos e um funcionário. No local, ocorre o plantio de milho, alface, rama de mandioca e abóbora, por exemplo. De acordo com Ferreira, são mantidas culturas de ciclo longo, devido ao fato de não ser necessário muita irrigação.
"Os alunos ajudam como voluntários, capinando, fazendo o trabalho no braço", explica o professor. A oportunidade de ter um local que propicia aprendizado na prática é, para Ferreira, um grande diferencial. Além disso, as doações de alimentos e a possibilidade de trazer a comunidade para dentro da Ulbra são, para ele, uma grande recompensa, além de laboratório de estudo.
Ensino diferenciado
No local, é possível realizar testes com produtos alternativos, estudo e testagem de sementes. O professor Vitorio destaca que a horta funciona como uma plataforma de aula prática para esse tipo de assunto. "Em torno de 90% das plantas que trago para aula vêm do nosso campus. Estudamos olericultura, a parte que investiga as hortaliças e a fitopatologia que trata das doenças das plantas, por exemplo. O bom aluno da Ulbra está pronto para o mercado, ele é treinado para ser um agrônomo de campo", destaca o professor.
Visitação
Nesta segunda-feira, 21, os alunos de 2º e 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio São João conheceram a horta universitária, como parte de uma visita aos espaços da Universidade. Na ocasião, as crianças andaram pelo entorno da plantação e levaram uma mudinha de alface para casa.
Para a supervisora da escola, Patrícia Nogueira da Silva, o passeio deixou os estudantes bem animados. "Além de eles conhecerem a Ulbra, nós vamos poder falar sobre alimentação e vida saudáveis", afirmou.
Expointer
Os cursos de Agronomia, Engenharia Mecânica Automotiva e Medicina Veterinária da Ulbra estarão presentes na 46ª Expointer, uma das maiores feiras agropecuárias a céu aberto da América Latina, que ocorre entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro, no Parque de Exposições em Esteio. Os expositores estarão junto à Associação Brasileira de Angus na rua coberta, onde há apresentação dos cursos e orientações sobre as profissões. Os cursos farão ainda rodas de conversa com professores, egressos e convidados, a Expomate, diariamente, no espaço da Azevedo Bento.
Thamiriz Amado
Jornalista - MTB 18.872
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos