51 anos da Ulbra
Egressos relatam experiência profissional e formação na Ulbra
Live reuniu formados e graduandos de diversos cursos
Na semana em que completa 51 anos, a Universidade Luterana do Brasil promove ainda mais atividades de integração com a comunidade acadêmica. Na noite de segunda, dia 14, ocorreu o momento com os egressos. Ex-alunos e uma graduanda relataram, durante encontro virtual, a experiência da formação na Universidade e como esta foi fundamental para suas trajetórias profissionais. Participaram egressos, estudantes e os coordenadores dos cursos de Administração, Márcia Abreu; Ciências da Computação, Maria Adelina Raupp Sganzerla; Jornalismo, Ana Maria Acker; Serviço Social, Ana Patrícia Barbosa; Serviços Jurídicos e Notariais, Josué Möller; e as coordenadoras adjuntas da Administração e Tecnólogos de Gestão, Mozara Rosseto da Silva e Cristiane Grillo, respectivamente. A coordenadora do Design Digital, Patrícia Noll de Mattos, também esteve à frente da organização do evento e os alunos do curso se fizeram presentes no encontro.
O diretor da Ulbratech, Alexandre Dias Ströher, abriu o encontro destacando que o Parque Tecnológico está de portas abertas para ideias e propostas de projetos dos formados que desejam empreender.
A egressa de Arquitetura Graziane da Silva Brum já possui escritório próprio em Santa Maria e ressalta seu intuito de desenvolver o próprio negócio ainda na graduação. "Durante a faculdade eu fui em busca, corri atrás de aprender, saber, me aperfeiçoar na área. O curso veio intensificar algo que estava enraizado em mim. Quero muito, um dia, retornar à Ulbra como professora", projeta Graziane.
Já Roberto Brasil da Silveira é professor, trabalha em um banco público e foi da primeira turma de Matemática da Instituição. Além disso, durante a pandemia, teve o interesse em retornar aos estudos de Administração, graduação que concluiu em 2022. "Eu queria fazer esse curso há muito tempo. Eu aproveitei muito o curso de Administração, pois na minha função pública eu trabalho muito com processos e logística. Consegui aplicar bastante do que aprendi", ressalta.
Egressa de Sistemas da Informação e que hoje atua na área de Design Digital, Daiane Ambos observa que o mercado de TI não é fácil para as mulheres, mas o curso lhe deu essa abrangência de atuação. "Eu sempre tive vontade de empreender, mas deixava de lado. Hoje, fui para o design de marcas. A área de TI te dá um conhecimento amplo e tive também design. Essa formação me deu uma abrangência para o que eu faço hoje, empreendo. Também trabalho em sites, marcas. A Ulbra foi o passo que eu precisava para começar", explica Daiane.
A ex-aluna Lisielle Zanchettin fez Jornalismo e destaca como a academia foi fundamental nesse processo. "A Ulbra marcou a minha formação como pessoa, tenho ótimas memórias de acolhimento, de conexão com todos, também de desenvolvimento pessoal, porque entrei lá uma menina de 16 anos sem saber nada e tive que lidar com diversas situações", reiterou Lisielle, que fez estágio na Instituição e hoje é produtora e repórter da Rádio Gaúcha.
Na área de Serviço Social, a egressa Gabriela Peteffi cursou Direito primeiro e depois retornou para uma nova graduação na EAD. "Tenho 16 anos na Prefeitura de Guaíba como concursada e agora em uma nova função, como assistente social. O Serviço Social abrange diversas áreas e o estágio me ajudou nessa compreensão. O curso me possibilitou uma formação acadêmica qualificada", destacou.
Entre os estudantes, a graduanda em Serviços Jurídicos e Notariais Silvana Oliveira Nunes é corretora de móveis e disse que sempre manteve o sonho de conquistar um diploma de ensino superior. "Eu quero aprender. Morria de medo da plataforma e está sendo uma bênção para mim, aprendendo muito. Está valendo muito a pena. Peço ajuda aos meus filhos quando preciso", afirmou.
Ana Maria Acker
Coordenadora Jornalismo EAD - ULBRA
Jornalista e profª Dra. em Comunicação e Informação
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes
Últimas notícias
-
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros -
05
DEZINSCRIÇÕES ABERTAS Ulbra oferece curso online de Identificação Veicular e Documental -
05
DEZO amanhã começa hoje Presidente da Aelbra debate transformações do Ensino Superior