Curso de Teologia EAD
Egresso de Teologia EAD volta para realizar estágio no curso
Entrevista: o que o motivou a voltar ao curso como estagiário?
O professor e coordenador do Curso de Teologia, Clóvis Jair Prunzel, entrevistou o egresso do curso de Teologia EAD, Diego Wingert, sobre sua caminhada na área da Teologia, destacando o seu retorno para o estágio no seu programa de doutorado na instituição que o graduou em 2016.
Diego, descreva sua caminhada como cristão. Destaque sua filiação e denominação cristã.
Minha conversão se deu no ano 2000, mais precisamente no mês de abril, na cidade de Sapiranga/RS, em uma comunidade de confessionalidade Metodista. Após três anos (2003), devido a questões diversas, passei a uma nova comunhão, me transferindo para uma congregação de confessionalidade Batista -- confessionalidade que observamos e seguimos até o momento. Neste novo espaço congregacional, iniciei minha trajetória junto aos serviços-ministérios voltados para o ensino teológico, onde, no ano de 2006, finalizei meu primeiro curso (livre) de Teologia, passando em seguida a lecionar (cursos livres) em diversos espaços (dentro e fora de minha confessionalidade). No ano de 2013, por meio da ULBRA, iniciei minha Graduação em Teologia no formato EAD, finalizando o curso em dezembro de 2016. Após um ano de preparação, em março de 2018, comecei meu Mestrado em Teologia na PUCRS, tendo concluído o processo em agosto de 2019. Já em seguida, convicto desta direção por parte de Deus, iniciei em março de 2020 meu Doutorado no mesmo PPG, no qual estou inserido como pesquisador até o momento.
Como você resumiria sua formação acadêmica no Curso de Teologia EAD da Ulbra?
Excelente!
Talvez essa definição, sintética e superlativa, surpreenda, mas seguindo a orientação do enunciado, entendo ser a melhor descrição possível.
Nesta definição cabe salientar algo. O Bacharelado em Teologia da Ulbra, no sistema EAD, em nada descaracteriza sua qualidade para com seu equivalente presencial. Aliás, a aplicação -- quase exaustiva -- por parte do curso (em seu formato EAD) de diversos recursos literários, que são utilizados metodologicamente como base didática, fazem com que o discente tenha a literal necessidade de ler para aprender. Este processo, no meu entendimento, possibilita e potencializa a formação de pesquisadores mais doutos, simplesmente porque exige, da parte do aluno em questão, a aplicação de recursos (dialética, lógica etc.) que o conduzam à conceitualização dos casos, ideias e teorias que são propostas para a sua formação. Indiscutivelmente, esta metodologia aprimora o ensino ofertado.
Quais foram os estímulos recebidos para continuar sua formação acadêmica tanto no mestrado como no doutorado?
Os estímulos foram múltiplos, mas três se destacam. Inicialmente, menciono o plano vocacional que é determinante para mim, pois implica na formação de todo o modo de vida que assumo como alguém que se orienta no serviço de anunciar a respeito da fé e crença que possui. Na esteira deste brio, surge o segundo incentivo, que se deve, pelo menos em parte, à necessidade de atender a demandas dentro e fora de minha confessionalidade, onde a formação teológica de ministros (formação pastoral, diaconal etc.) possui relevância. Por fim, saliento o desejo de poder comunicar minha produção acadêmica ao nível do Ensino Superior, seja por meio da docência ou da pesquisa.
Quais as pesquisas que você fez após os estímulos recebidos na sua graduação por meio dos programas de pós-graduação?
Como área teológica principal, minha pesquisa ao nível de Pós-graduação seguiu literalmente o mesmo plano temático que minha pesquisa de Graduação (TCC) havia iniciado. Deste modo, ela se concentrou no que tradicionalmente se define como Patrística-Patrologia, delimitada ao quadrante entre os séculos II e III da era cristã. Nesta esfera, no processo do Mestrado, as subáreas da Ética e Apologética, concentradas no âmbito da teologia sistemática, foram os pontos estruturais que balizaram a minha pesquisa dissertativa. Agora no Doutorado, prossigo sobre a mesma área, como também sobre a mesma delimitação temporal (tanto da graduação como da pós), contudo alterei a subárea para o campo da Escatológica, após perceber a possibilidade de apresentar um conceito ainda não reconhecido neste campo.
Por que você quis voltar a fazer o seu estágio na instituição que proporcionou sua graduação?
Dois motivos se destacam. O primeiro é alavancado por um sentimento de gratidão, que pode ser resumido no interesse de tentar, de alguma forma, retribuir os significativos ganhos recebidos por meio do curso de graduação em Teologia. Já o segundo motivo deve ser definido, qualificativamente, como acadêmico -- a real possibilidade de se ter uma experiência docente junto a um dos quadros teológicos de maior relevância/prestígio da América do Sul.
Descreva como foi o seu estágio em meio ao Curso de Teologia da Ulbra.
Meu processo de estágio docente -- referente às qualificações obrigatórias ao Doutorado em Teologia do Programa de Pós-graduação em Teologia da PUCRS -- se iniciou junto ao curso de Teologia EAD da Universidade Luterana do Brasil na Reunião de Coordenação para os discentes, ocorrida de maneira online no dia 23 de março de 2023 (ver: https://www.youtube.com/watch?v=2cD7FFPUZHE). Em seguida, passei a compor e participar, ordinariamente, dos encontros presenciais (organizados de forma virtual) da disciplina de Sistemática I, ministrada pelo Prof. Dr. Clóvis Jair Prunzel, onde, a partir da data de 13/04 até 13/07 do respectivo ano, desempenhei, sob a orientação do Professor Titular, o seguinte cronograma: 13/04: observador; 20/04: observador; 27/04: observador; 04/05: palestrante -- tema: O Batismo nos Primeiros Séculos; 11/05: observador; 18/05: observador; 25/05: palestrante -- tema: Sacramento Batismal: contrastes e paralelos nas confissões protestantes; 1º/06: palestrante -- tema: A Santa Ceia do Senhor no Novo Testamento; 15/06: palestrante -- tema: A Consolidação da Presença Eucaristia nos Pais Apologistas; 22/06: observador; 29/06: observador; 06/07: observador; 13/07: observador. Deste modo, totalizei 28 horas de atividades regulares junto à disciplina estagiada.
Você foi convidado a participar em um curso de extensão promovido pela Teologia EAD da Ulbra com o Seminário Concórdia de Buenos Aires. O que você desenvolverá nesse curso de extensão?
Nesta nova proposta, que muito me alegra, reconheço mais uma grande oportunidade de aprimoramento e desenvolvimento de minha posição junto ao ambiente acadêmico. Feita esta observação, passo a responder à pergunta em específico: minha participação no curso se concentrará em uma apresentação (analítica e conceitual) de uma obra de Martin Lutero de 1525, intitulada De Servo Arbitrio (A Vontade Cativa), que orientada a partir da temática geral do curso (A Teologia da Cruz em Martim Lutero), ocorrerá no dia 2 de agosto de 2023; posteriormente, será organizada uma publicação desta e outras apresentações ocorridas no evento.
Você pode ler no link https://www.researchgate.net/publication/346809576_MONARQUIANISMO_DINAMICO_E_MODALISTA_UMA_ANALISE_SOBRE_O_DESENVOLVIMENTO_DA_LINGUAGEM_TRINITARIA o trabalho do Diego sobre "O Monarquianismo dinâmico e modalista: um análise sobre o desenvolvimento da linguagem trinitária".
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