Estude no exterior
Ulbra abre seleção para o Programa de Mobilidade Acadêmica
Inscrições para o PMAI estão abertas até o dia 3 de abril
Estudantes de graduação e pós-graduação da Ulbra que desejam vivenciar uma experiência de intercâmbio já podem se inscrever para o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (PMAI), para realização em 2023/2. Atualmente, a Assessoria de Relações Internacionais da Ulbra possui parceria com 52 universidades estrangeiras de 20 países. É possível conhecer aqui as instituições conveniadas. As inscrições estão abertas desde esta quarta-feira, 1º de março, e podem ser realizadas até 3 de abril, através desta ficha de intenção. A inscrição tem investimento de R$ 150,00.
Os critérios para participação incluem estar regularmente matriculado em curso de graduação ou pós-graduação Lato Sensu e ter integralizado, no mínimo, 30% e, no máximo, 80% do curso ao qual está vinculado. Também é preciso ter conhecimento do idioma exigido pela universidade anfitriã e comprovar proficiência no mesmo.
Durante o período de mobilidade, os acadêmicos deverão permanecer matriculados na Ulbra em, no mínimo, 12 créditos. Para conferir outras exigências, acesse o edital do PMAI Estudos, abaixo. O período de seleção leva, após o encerramento das inscrições, de 30 a 90 dias úteis, dependendo do calendário da instituição conveniada de interesse do candidato.
Além da modalidade de Estudos, o PMAI também seleciona acadêmicos de Medicina e Medicina Veterinária para a modalidade Estágios do programa. A experiência proporciona a prática de Estágio Curricular Obrigatório no exterior. Para se inscrever, o estudante de Medicina deverá estar cursando o 10º ou 11º semestre, e os alunos de Veterinária, o 8º ou 9º semestre. No edital abaixo é possível conferir mais informações.
Experiência recomendada
Quem já viveu essa experiência garante que ela é enriquecedora. É o caso do acadêmico do 7º semestre do curso de Educação Física da Ulbra Gravataí, Lucas Paiva Roxo, de 23 anos, que acaba de retornar de uma temporada de estudos de um ano na Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade do Porto, em Portugal.
No primeiro semestre, o jovem cursou disciplinas teóricas. As práticas foram realizadas no segundo semestre. De volta para casa, Roxo se encontrou nesta semana, no campus Canoas, com o assessor de Relações Internacionais da Ulbra, Antônio Costa, para compartilhar suas experiências. "Quando nos submetemos a ir para outro país, conhecer outra cultura, muita coisa muda na nossa forma de ver o mundo, de agir. É um desenvolvimento pessoal incrível", definiu.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Documentos
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes