ULBRA
Alunos do CEDUCS surpreendem na III Bienal
ULBRA
Questões ambientais: uma ameaça ao futuro das novas gerações foi o tema da III Bienal do Centro Educacional Cristo Salvador (CEDUCS), realizado nos dias 26 e 27.06. O evento teve como objetivo despertar a família, a escola e a comunidade para a conscientização de que pequenas ações podem salvar o planeta. No primeiro dia de atividades, a Bienal foi aberta com uma palestra sobre o tema central do evento, seguida por uma mesa-redonda que tratou das questões para o desenvolvimento sustentável.
Já no sábado, dia 27, os alunos apresentaram, de forma muito criativa, seus trabalhos ao publico visitante que constavam desde exposição de obras confeccionadas a partir de material reciclado e artesanal até encenação com tema Meio Ambiente. Foram cerca de três meses de pesquisas, visitas, ambientalização das salas, construção de maquetes e divulgação.
Os alunos da 5ª série participaram de uma oficina em que aprenderam a fazer objetos e brinquedos. “Reciclamos o material para não poluir o meio ambiente, dessa forma, a gente colabora com o desenvolvimento da cidadania, que resulta em um mundo melhor”, disse o aluno Eduardo Rospierskki. Os alunos da 7ª e 8ª séries desenvolveram o tema Lixo e cidadania, por meio de pesquisas avaliaram os problemas ambientais mais vividos pelos santarenos. A 6ª série inovou com apresentação um jogo eletrônico criado pelo aluno Pedro Moura chamado A importância da floresta em pé em que a personagem luta contra a destruição da floresta, “quem participa do jogo tem a missão de impedir que os inimigos derrubem as arvores”, informa o criador.
O 1° ano do ensino médio ensinou a reaproveitar o óleo de cozinha fazendo sabão e o 2° ano trabalhou o slogan Use sacolas permanentes, pois a terra não é descartável. Já a turma do 3° ano casou impacto com o sub-tema Os elementos do universo: de gêneses ao apocalipse. Depois da visita a todas as turmas as pessoas presenciavam a transformação do mundo a partir da são irresponsável do homem.
Segundo a supervisora educacional do CEDUCS, Risalva Branches, a expectativa de contribuir com o Meio Ambiente foi alcançada, avaliação compartilhada pelos professores da escola. “É muito importante o envolvimento dos alunos; os temas expostos são bem atuais e transversais e visam trazer benefícios para a sociedade”, comentou o professor Artur Vinicius de Brito. Para os pais que vivenciaram os trabalhos apresentados pelos alunos, o resultado não podia ser melhor: “é o primeiro ano da minha filha aqui, sinto-me gratificada pela educação que ela está recebendo no CEDUCS. É fundamental que as crianças cresçam conscientes da importância da preservação do meio ambiente” afirmou Raimunda Reis.
Reconto
Paralelo à Bienal foi realizado o Reconto. Um momento em que as crianças da Educação Infantil à 4ª série apresentam o resultado da leitura de obras da literatura brasileira. “As crianças leem o livro individualmente, depois em conjunto e a partir daí começam a recontar a história a sua maneira”, informa a professora Edriane Fonseca. Segundo ela também é trabalhada a questão literária e gramatical como sinais de pontuação, discurso direto e indireto entre outros temas teóricos. Um dos diferenciais do Reconto foi a interpretação de cantigas escritas, arranjadas e cantadas pela professora Nazarita Pimentel. Ao final, os alunos da Educação Infantil a 4ª série puderam levar para casa o livro que confeccionaram. Uma lembrança para a vida toda.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos