Ação de Graças
Culto marca comemoração dos 50 anos da Ulbra
Programação de aniversário foi aberta com almoço para os colaboradores
O 16 de agosto foi um dia intenso e marcado por emoções para a Universidade Luterana do Brasil. A data marcou os 50 anos da Instituição e foi celebrada com uma série de atividades ao longo desta terça-feira. Os festejos contaram com um Culto de Ação de Graças, na Capela Universitária, com a apresentação da Orquestra de Câmara da Ulbra, regida pelo maestro Tiago Flores. Prestigiaram autoridades, direção da Aelbra, mantenedora da Ulbra, comunidade acadêmica e colaboradores.
A mensagem partilhada na ocasião pelo capelão geral, pastor Maximiliano Wolfgramm Silva, introduziu, através de uma curiosidade histórica da Ulbra, o sentido e a importância da fé para a vida de todos. O pastor convidou para "nos colocarmos em gratidão diante de Deus por toda a história vivida aqui, por todas as conquistas que se tornaram realidade por causa da existência da Ulbra ao longo dos últimos 50 anos".
O texto bíblico especialmente escolhido para o culto foi o do Evangelho de João, capítulo 8, onde encontramos, conforme o pastor, as palavras de Jesus que deram origem ao tema presente na logo da Ulbra: "E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará." A cerimônia, que também foi conduzida pelos pastores André Tavares Cardoso e Adilson G. Magedans, ainda pediu orações aos que foram atingidos pelo temporal desta segunda-feira. O momento ainda teve uma entrega simbólica de alimentos, realizada pelo formando da primeira turma do curso de Administração da Ulbra e pela estudante do Colégio Ulbra Cristo Redentor, onde a história da Instituição começou. A entrega marcou o fato de a Ulbra ter ultrapassado a meta de arrecadação de 50 toneladas de alimentos na campanha que iniciou em agosto do ano passado.
Momento de gratidão
No final da celebração, o presidente da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, reverendo Geraldo Walmir Schüler, enfatizou que Jesus é o caminho, fez uma conexão com a história da Ulbra, por falar por si mesma. Conforme ele, a Ulbra é fundamentada em uma rocha, que é Jesus. Já o reitor da Ulbra, Thomas Heimann, disse que este é momento de olhar para o passado, para nossa história, e expressar profunda gratidão.
"Primeiramente a Deus, por ter permitido que a Ulbra comemore seus 50 anos, comprometida não apenas com uma educação transformadora, que forma profissionais qualificados para a sociedade, mas que também buscou cumprir o ideal do reformador Martinho Lutero, que há mais de 500 anos viu nas instituições de ensino um instrumento para anunciar uma outra transformação, a existencial, da verdade que liberta", enfatizou.
Ele também pediu gratidão a cada colaborador, docente ou técnico-administrativo que passou pela Ulbra nestes seus 50 anos de existência, contribuindo com seus dons e talentos para que este projeto educacional cumprisse a sua missão de "ser uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora". Mas, além da gratidão, concluiu o reitor, "hoje é momento também de expressarmos esperança e confiança".
O culto foi transmitido pelo canal da Ulbra TV (48.1, claro/net 521, Vivo TV 513) e pelo YouTube da emissora. Assista clicando aqui.
Almoço especial para os colaboradores
Mais cedo, um almoço especial foi servido para os colaboradores, que foram saudados pela reitoria. Na ocasião, o reitor, Thomas Heimann, destacou que esse é um momento de alegria e de emoção. "Chegar aos 50 anos, de fato, é motivo de muita gratidão, primeiramente a Deus, que conduziu a nossa Universidade até este momento e também de gratidão e reconhecimento a cada um de vocês, que fazem parte dessa história. Nós só temos a agradecer. Esta Universidade foi, com certeza, uma benção na vida de muitas pessoas. E ela, com certeza, continuará sendo".
Thomas ainda lembrou que a Ulbra é marcada pela sua grande dimensão afetiva. "Nossos alunos são a razão da nossa existência. Espero que nós possamos sempre colocar a Universidade a serviço da comunidade, a serviço desse lindo projeto educacional, que nós fazemos tão bem e que nós, certamente, continuaremos fazendo por mais 50 anos. Feliz aniversário para todos nós", ressaltou. O momento também foi acompanhado pelo vice-reitor, Adriano Chiarani da Silva, pela diretora acadêmica, Adriana Ziemer, e pelo assessor administrativo do campus Canoas, Alexandre Berton. "O objetivo de nos reunirmos aqui hoje é desejar vida longa para a nossa Instituição. Trabalhamos com o propósito de levarmos o aprendizado para os nossos estudantes. Então, parabéns a todos, aproveitem esse dia e vamos festejar os 50 anos da nossa Universidade", completou Silva.
Leia também: Presidente da Aelbra enaltece pilares da sociedade: a educação e a fé
Marcelo Miranda
Jornalista - MTb. 6824
Thamiriz Amado
MTb. 18.872
Tags
Notícias relacionadas
-
04
OUT50 anos Prazo de inscrição no Concurso Cultural Ulbra 50 anos é prorrogado -
19
AGO50 anos Concurso Cultural Ulbra 50 Anos oferece 50 bolsas com 50% de desconto -
16
AGO50 anos Colaboradores jubilados recebem homenagem -
16
AGOCulto de 50 anos Presidente da Aelbra enaltece pilares da sociedade: a educação e a fé
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes