Gente da Ulbra
Ciência é a onda da acadêmica Ana Luiza Petzold
Estudante de Física EAD mantém canal no YouTube sobre a área
Ainda na infância, Ana Luiza Petzold gostava de passar horas admirando as estrelas. A paixão era incentivada pela mãe, Liane Gonçalves, que ensinou à filha o nome popular da primeira constelação que a menina conheceria: "as três Marias". Toda a curiosidade por aqueles pontinhos brilhantes no céu, como Ana definia, fizeram com que ela escolhesse a astrofísica como profissão. "O que me atrai é o oceano de mistério. O universo é, literalmente, uma série de curiosidades incríveis esperando para serem desvendadas", justificou a jovem, hoje com 20 anos e acadêmica do 5º semestre do curso de Física EAD da Ulbra.
Nesta caminhada, a vontade por dividir conhecimento motivou a estudante a criar, em 2018, um canal no YouTube. O objetivo era mostrar para crianças, jovens e adultos que a ciência não é o bicho de sete cabeças que muitas pessoas imaginam. No A Cientista, que já conta com 1,8 mil inscritos, Ana fala sobre temas complexos de forma lúdica.
Entre os assuntos já abordados nos mais de 20 vídeos que produziu, estão as Leis de Newton, mecânica quântica, como surgem os vírus, o que é antimatéria e gravitação universal. "A ciência precisa disso, de alguém que a aprecie por inteira e recrute novos aliados", afirma a moradora de Cachoeira do Sul. Além do canal, Ana também mantém um perfil no Instagram onde faz divulgação científica.
Sonho com a docência
Ainda na graduação, a acadêmica já começou a construir o que deseja para o futuro profissional. "Assim que terminar o curso seguirei para o mestrado. Sonho em ser professora universitária e uma grande astrofísica", projeta.
Para construir essa carreira, com o incentivo dos professores da Ulbra Joel Cardoso e Diego Sabka, a jovem ingressará neste semestre, como voluntária, em um grupo de pesquisa científica na área de astrofísica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenado pela professora Thaísa Bergmann.
"O apoio dos professores foi muito importante. Busquei orientação sobre participar de um grupo de pesquisa fora da Universidade voltado para a área que quero seguir investigando no mestrado", completa a jovem.
Para acompanhar o canal A Cientista, clique aqui. Siga Ana no Instagram clicando aqui.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Tags
Notícias relacionadas
-
22
SETEsporte Ulbra reúne 1,3 mil alunos de três países em jogos escolares -
11
SETEducação Extensão oferece 38 cursos EAD gratuitos com foco no mercado -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
01
AGORelações Internacionais Ulbra terá Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes