Especial Dia do Professor
"A Ulbra é minha casa", diz aluna paraense que sonha com mestrado no RS
Egressa do curso de Matemática, Ingred, é pós-graduanda da EAD
"Para mim, a Ulbra é a minha casa", afirma Ingred Tomázia Pires, 23 anos, egressa do curso de licenciatura em Matemática e pós-graduanda do curso de Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação, do polo de Monte Alegre, da Universidade Luterana do Brasil, no Pará.
A trajetória acadêmica da, hoje, docente teve início quando deu seus primeiros passos no ensino superior. "A Ulbra é excelente. A melhor de todas em minha opinião", afirma a aluna ao salientar o alto nível alto de aprendizagem que obtém dentro da Rede de Educação.
Os desafios da modalidade EAD
Sobre o aprendizado de disciplinas que envolvem cálculos na modalidade a distância, Ingred explica que enfrentou dificuldades no início do curso, mas com determinação e vontade os problemas logo foram superados. "No começo foi difícil, não posso negar, mas, com o passar do tempo, fui conhecendo melhor esta forma de ensino, a plataforma de aprendizagem, os professores com os quais me identifiquei bastante. Sem falar das videoaulas e os livros em PDF, que classifico como materiais de excelente qualidade, a tutoria sempre pronta para solucionar dúvidas, enfim, desta forma só posso resumir como incrível a oportunidade de ter estudado na Ulbra", elogia a paraense.
A EAD entrou na vida da aluna como forma de superar os empecilhos provocados pela longitude do local onde vive até as instituições educacionais da região. "Mesmo estudando nesta modalidade, ainda enfrentei problemas com a distância em razão do transporte. Moro em uma cidade e o polo fica em outra, o que exige a travessia pelo Rio Amazonas para chegar até a unidade. Houve uma vez que, em meio a um incidente com o barco durante o percurso, quase fui ao fundo (d'água), mas não desisti e fui ainda mais fundo nos meus estudos, por amor ao que faço", relembra a professora.
A persistência da acadêmica se traduziu em lágrimas no momento de coroação desta conquista: "Minha formatura foi emocionante. Chorei muito ao recordar tudo que trilhei para chegar até ali, para estar onde estou"!
O conselho que a educadora deixa para quem está em dúvida sobre iniciar seus estudos nesta modalidade ou pensando em abandonar a caminhada é o de seguir em frente: "Faça! Não desista! Você consegue"!
Especialista em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação
O desejo de dar continuidade aos estudos surgiu logo após a colação de grau, quando se sentiu "agoniada", sem o compromisso diário com seu aprendizado. "Foi ai que resolvi cursar a pós-graduação em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação, especialização que tem me ajudado muito em sala de aula. Todo conteúdo trabalhado contribui muito para minha rotina diária como professora", explica a futura especialista no tema.
Mestrado em solo gaúcho
O sonho de cursar o mestrado do Programa de Pós-graduação de Ensino de Ciências e Matemática (PPGCIM), ofertado de forma presencial no campus Ulbra Canoas, no Rio Grande do Sul, motiva a jovem educadora, que junta suas economias para, em breve, começar a torná-lo realidade. "Com a ajuda de Deus, irei conseguir", finaliza otimista.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976
Notícias relacionadas
-
26
JUNMERCADO DE TRABALHO Ulbra oferece 42 novos cursos de extensão com temas atuais -
21
FEVEDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Gestão Hospitalar é o novo curso de graduação EAD da Ulbra -
19
FEVPÓS-GRADUAÇÃO Ulbra oferta pós presencial em Teologia e Ministério Pastoral -
22
SETEsporte Ulbra reúne 1,3 mil alunos de três países em jogos escolares
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes