Inovação
Ulbra assina acordo com a Rede Nacional de Pesquisa e Ensino
Iniciativa prevê expansão de rede de alto desempenho para fluxo de dados
Em uma cerimônia ocorrida na quarta-feira, 8 de maio, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), assinou o acordo de cooperação técnica com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), detentora da Rede MetroPOA, que resultará na ampliação dos cabos de fibra ótica no Vale dos Sinos.
Para o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Ulbra, Erhardt Vitor Hoffmann, esta adesão ao acordo resultará em um grande ganho para a Instituição, pois sairemos do patamar de megabytes para gigabytes. "Poderemos usufruir dos 10 gigabytes de internet no campus Canoas. Teremos internet de alta disponibilidade e no futuro pretendemos estender o mesmo projeto para outros campi, quando a MetroPOA puder distribuir para outros locais". Hoffmann destacou que a Universidade faz parte do comitê gestor da MetroPOA e que outros colaboradores da área da TIC da Ulbra também participam da conquista deste acordo. "Estiveram envolvidos, também, o Vagner Martins Matiola e o Joel Correa de Freitas. Somos facilitadores e aproximamos a Instituição à RNP, rede de alta tecnologia e rapidez", conclui.
Conforme o termo assinado, a RNP cede ao provedor regional Adylnet um par de fibras ópticas em sua rede metropolitana em Porto Alegre, em toda a sua extensão, de cerca de 85 km. Em contrapartida, o provedor cede à RNP um par de fibras ópticas no trecho de longa distância, que passa por diversas cidades no Vale dos Sinos, entre Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo, formando um anel de fibra, compreendendo cerca de 100 km, o que duplica a extensão atual da MetroPOA.
A partir deste ano, a rede ligará um total de 28 instituições em 43 pontos diferentes, sendo nove novos locais na região metropolitana. Compõem a RNP instituições de educação superior e produção de conhecimento e inovação, como universidades, institutos e unidades de pesquisa federais e estaduais, hospitais de ensino e museus. Entre as organizações que assinaram o termo de cooperação e expansão, além da Ulbra, destacam-se a UFRGS, Feevale, Unilasalle, Fundação Liberato, IFRS Canoas, IFSUL Sapucaia do Sul, Santa Casa e IFSul Gravataí.
Adriana Marques
Jornalista - MTb.: 8.354
Assessora de Comunicação e Marketing - Ulbra
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos