Ações Extensionistas
Aluna da EAD recebe reconhecimento durante X Salão de Extensão
Prêmio foi concedido na modalidade Memória Social e Patrimônio Cultural
O projeto Leitura em Rede, desenvolvido em Canoas pela aluna da educação a distância (EAD) da Universidade Luterana do Brasil, Jessica Silva dos Passos, e pela voluntária externa, Carolina Monteiro, sob a coordenação da professora Angela da Rocha Rolla, recebeu a premiação da categoria Memória Social e Patrimônio Cultural, durante o X Salão de Extensão da Ulbra.
"Esta conquista representa o reconhecimento do esforço, aprendizado e busca pelo conhecimento e o desejo de ajudar ao próximo. Sempre me dediquei ao trabalho com crianças, mas quando surgiu a oportunidade de trabalhar com imigrantes, aceitei o desafio e isto tem sido muito gratificante", comenta a acadêmica de Letras sobre a ação extensionista iniciada no primeiro semestre de 2018 junto a alunos haitianos.
A ação tem como uma de suas mais importantes metas a formação de crianças, adolescentes e adultos leitores, contribuindo, assim, para a difusão de aspectos regionais da cultura brasileira e aumento do índice de letramento nas cidades de atuação.
O projeto
O programa de leitura propõe o estabelecimento de uma rede de comunicação, virtual e presencial, entre a comunidade acadêmica interna e externa, composta por participantes extensionistas que atuam como mediadores de leitura, escritores, ilustradores, poetas, músicos, atores e jovens ledores brasileiros.
A extensão ofertada pela Universidade na modalidade de educação a distância é formada por módulos independentes e tem duração total de um ano, abordando sempre escritores do país.
O trabalho extensionista, que tem como tema central as obras de Monteiro Lobato, mobiliza um total de 20 profissionais divididos entre os municípios gaúchos de Alvorada, Barra do Ribeiro, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Candelária, Canoas, Gravataí, Paverama, Porto Alegre, Rodeio Bonito, Salvador do Sul e São Leopoldo, além de São Paulo, capital paulista, no desenvolvimento de atividades relacionadas ao escritor brasileiro.
O Salão de Extensão
A programação, realizada nos dias 1º e 2 de outubro, no campus Canoas, marcou o início das atividades da ExpoUlbra 2018 com a apresentação de projetos de pesquisa e extensão de graduação e pós-graduação e outras iniciativas oferecidas à comunidade.
A ação teve por objetivo divulgar, promover e acompanhar os projetos extensionistas dos campi de ensino presencial e polos de educação a distância da Ulbra, assim como outras instituições universitárias, através de apresentações das mais diversas temáticas, o que resultou no número total de 300 trabalhos submetidos e 1.300 participantes.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes