Formas de aprendizado na EAD
Afinidade com os cálculos
Samuel compartilha sua trajetória como aluno da graduação em Física
A escolha pela formação em Matemática deixou em Samuel Lima Picanço, carioca da cidade de Miracema, mas que há dez anos reside em Goiânia (GO), o desejo de ir além em sua formação profissional.
O interesse pela Física, despertado ainda no ensino médio, precisou ser deixado de lado por questões financeiras. O tempo passou e, alguns anos após ter se formado, o matemático sentiu a necessidade de voltar a estudar, encontrando neste momento a oportunidade de realizar o antigo sonho.
A escolha de Samuel pela Universidade Luterana do Brasil veio logo em seguida: "Escolhi a modalidade EAD da Ulbra depois de pesquisar alguns cursos pelo Brasil, baseando minha decisão no fato de estar optando por uma Instituição respeitada e qualificada, e que, no meu curso, oferece ótimos kits de laboratório para o desenvolvimento do aprendizado".
Os segredos de quem estuda cálculo
O acadêmico explica que, para se organizar na hora do estudo e obter o máximo de aproveitamento nas disciplinas apresentadas, criou um calendário de acordo com o número de créditos cursados. "Procuro seguir este cronograma à risca, respeitando as datas estabelecidas no início do semestre. Nos finais de semana, realizo as atividades avaliativas a distância, pois é quando tenho mais tempo", explica o estudante.
A dedicação maior, segundo Samuel, é pelas matérias mais complexas que envolvem cálculos: "Gosto de ter os livros sugeridos na bibliografia. Leio os capítulos com os conteúdos estudados e depois assisto vídeos relacionados que encontro na internet. Tenho meu caderno de anotações idêntico a um caderno no ensino presencial, anoto dúvidas e pergunto ao professor. Quando o docente responde as dúvidas, volto e releio os conteúdos para ver se consegui assimilar. Caso contrário, recorro novamente à NetAula e faço novas perguntas ao tutor até conseguir entender".
O graduando que já atua como professor de Física em uma escola de educação básica, na rede estadual de Goiás, conta que desenvolveu outra visão sobre a graduação a distância durante o curso, que tem uma didática séria e difícil, principalmente na área das exatas.
A dica do educador para colegas e futuros alunos da modalidade de ensino é que a disciplina de estudo deve ser a principal aliada do estudante. Organização de horários, dedicação, persistência e força de vontade são fatores que auxiliam no sucesso.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976
Tags
Notícias relacionadas
-
22
SETEsporte Ulbra reúne 1,3 mil alunos de três países em jogos escolares -
11
SETEducação Extensão oferece 38 cursos EAD gratuitos com foco no mercado -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
01
AGORelações Internacionais Ulbra terá Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes