Integração
Encontro de Polos Ulbra EAD é realizado no campus Canoas
Atividades ocorreram ao longo da quarta-feira, 9 de maio
A Universidade Luterana do Brasil promoveu nesta quarta-feira, 9 de maio, o Encontro dos Polos Ulbra EAD no campus Canoas. As atividades iniciaram às 9h30min da manhã e se estendem até as 18h abordando tópicos relacionados relevantes para a modalidade. O objetivo da programação foi de fomentar a sinergia entre os profissionais que atuam na educação a distância, reafirmando o compromisso selado pela Universidade com pessoas e unidades de todo Brasil de ofertar serviços educacionais com cada vez mais qualidade aos seus alunos.
O evento contou com a participação do vice-reitor Ricardo Willy Rieth, do pró-reitor de Planejamento e Administração, José Paulinho Brand, do consultor de negócios da Aelbra, Adilson Ratund, do diretor da EAD, Attila Elöd Blesz Junior, além dos demais diretores, coordenadores, orientadores e equipes da modalidade.
A abertura do Encontro foi marcada com a realização de uma dinâmica motivacional, onde o professor Adriano Teiga lembrou a importância de se vestir a camiseta do trabalho em equipe, reforçando o slogan criado pela nova direção: Somos Ulbra, Somos Time, Somos +. Na sequência, o capelão geral da Ulbra, Maximiliano Wolfgramm Silva, uniu os presentes no devocional, também salientando o quanto é fundamental que todos caminhem juntos.
Em sua fala, o vice-reitor Ricardo Willy Rieth, destacou o percentual de formandos na modalidade que já representam 1/3 do total de alunos diplomados pela Universidade nos últimos 45 anos: "A Ulbra tem feito a história da EAD pelo Brasil, trabalhando com o foco em pessoas que querem aprender. Estruturas e canudos fazem parte, acompanhar pessoas que querem aprender para a vida e carreira do jeito que elas vivem hoje é motivo da nossa evolução constante". Rieth também abordou a importância das bolsas de estudo integral entre a população de baixa renda e a necessidade de se estimular cada vez mais o ingresso deste público ao universo acadêmico como forma de transformar suas histórias. "É preciso pensar diferente, pois o tempo exige isto. As pessoas que pretendemos acompanhar em suas carreiras vivem de forma diferente," acrescentou o professor.
Os diferenciais dos serviços de educação a distância ofertados pela Ulbra e suas estratégias de atuação pautaram a fala do diretor da modalidade. "Nosso crescimento precisa ser pela diferenciação. Para isto, precisamos conhecer cada vez mais o nosso aluno," afirmou Attila Junior.
Polos apresentam suas experiências
Marcelo Muller e Eltton Zielke, respectivos diretores dos polos Guaíba e Gravataí, apresentaram depoimentos sobre a estrutura da modalidade dentro e fora dos campi da Ulbra. "Repaginamos a educação a distância por acreditar nesta ferramenta. Hoje esta estrutura está instalada em frente à Central de Atendimento, num dos locais mais nobres da Instituição, num ambiente integrado e acolhedor, onde os alunos são convidados a deixar seu recado em uma grande lousa. É uma estrutura que chama atenção até dos acadêmicos presenciais, movimentando o polo", compartilhou Muller. Já Zielke falou sobre sua experiência anterior na área e como esta vivência contribui para o trabalho que vem realizando: "Através de muito trabalho estamos evoluindo e oferecendo um serviço com cada vez mais qualidade aos nossos estudantes".
A manhã de programação abriu espaço também para o debate sobre Perspectivas da Expansão da EAD da Ulbra, apresentado pela diretora do polo Lajeado, Justina Maria Herbes, e O Papel dos Diferentes Profissionais da EAD, conduzido por Maria Cleidia Klein Oliveira, coordenadora acadêmica da educação a distância. Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer o novo Ambiente de Virtual de Aprendizagem (AVA), que em breve será lançado pela Universidade, através das explicações da professora Patrícia Noll de Mattos.
Dia de integração
A tarde iniciou com a proposta de uma dinâmica de grupo para integrar os participantes que, na sequência, reuniram-se para debater sobre metas e o que cada um poderá fazer dentro de suas atribuições, visando à melhoria e ao aperfeiçoamento das atividades. Após o término dessa etapa, cada segmento apresentou ao grande grupo suas propostas, enfatizando o que pode ser melhorado.
Ao final do encontro, Attila Elod Blesz Junior salientou que pôde conhecer um pouco mais a realidade de cada polo e que as ações a serem desenvolvidas deverão ser realizadas com a contribuição de todos. "Estamos em um novo momento. Tudo será feito em grupo e contará com a visão de professores e orientadores. Vivi hoje um dos dias mais incríveis de minha trajetória na Universidade. Desde meu ingresso na direção do ensino EAD, tenho sentido grande sinergia da minha equipe e percebo que posso contribuir muito para essa Instituição", ressaltou.
Na avaliação da coordenadora de Pesquisa e Extensão da Ulbra EAD, Simone Echeveste, o evento contribuiu para destacar o papel de cada um dentro da equipe: "Todos podem pensar como aprimorar sua função dentro do atendimento ao aluno". A opinião da coordenadora foi corroborada pelo professor dos cursos de Gestão Ambiental e Gestão da Produção Industrial, Daniel Fonseca: "Estamos percebendo que a Instituição está cada vez mais promovendo ações para aprimorar o ensino que é ofertado aos estudantes da modalidade".
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976
André Bresolin
Jornalista -- MTb.: 18.183
Tags
Notícias relacionadas
-
09
DEZSeminário Integrador Projeto Integração de Vivências Educativas 2022/2 -
26
OUTFormação com Propósito Feira de Estágios Ulbra Carreiras une alunos, oportunidades e propósitos -
26
SETOnline Curso de Agronomia realiza I Ciclo de Palestras do Agro -
26
SETHomenageando o Brasil Começa a 13ª edição do Sarau das Nações
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador