Nova filosofia
A Reestruturação Pedagógica sob a ótica da EAD
Coordenadora acadêmica fala sobre as mudanças na modalidade
A Reestruturação Pedagógica iniciada na Universidade Luterana do Brasil neste primeiro semestre de 2018 propõe uma série de mudanças, principalmente nas questões relacionadas ao aprendizado, que passa a ser por competências. Professor e aluno também assumem novos papéis de mediador e autogestor do conhecimento, dando sequência, assim, ao planejamento definido no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Na educação a distância, as alterações serão colocadas em prática sempre no período letivo que sucede a reformulação dos cursos na modalidade presencial de acordo com o cronograma divulgado pela Ulbra.
A coordenadora acadêmica da EAD, Cleidia Klein Oliveira, respondeu algumas questões sobre as transformações que começam a ser aplicadas no segundo semestre deste ano.
Ulbra - Como a Reestruturação Pedagógica vem sendo trabalhada na educação a distância?
Cleidia - A EAD já iniciou seu processo de Reestruturação Pedagógica a partir da oferta de disciplinas institucionais que compõem os cursos presenciais das áreas de saúde e agrária, para calouros de quatro turmas que integram a nova matriz curricular, que são: Sociedade e Contemporaneidade, Comunicação para o Planejamento Profissional e Cultura Religiosa.
Ulbra - Quando as mudanças começam a ser aplicadas aos alunos da educação a distância?
Cleidia - No final de julho, aos novos acadêmicos da EAD que estarão ingressando nas graduações em Serviço Social e Gestão Ambiental, já enquadradas na Reestruturação Pedagógica. Na sequência, em 2019/1, migram os demais alunos de ambos os cursos, com exceção daqueles que tenham concluído com aprovação os quatro primeiros módulos do Serviço Social, ou os três primeiros da Gestão Ambiental. No ano de 2019/2 iniciam os calouros dos oito cursos de Licenciatura, de Gestão da Produção Industrial e de Sistemas pela Internet, seguidos no semestre seguinte pelos veteranos. O processo de reestruturação encerra em 2020/2 com o ingresso dos novos acadêmicos das graduações em Administração, Ciências Contábeis, Gestão e Teologia, seguidos dos já graduandos em 2021/1.
Ulbra - De que forma a Reestruturação vem sendo trabalhada com os professores?
Cleidia - As mudanças são bem significantes para os docentes da EAD. Até o momento, as aulas eram mais centradas no educador. Mesmo nesta modalidade, as atividades são todas desenvolvidas para que o aluno as realize com autonomia em função da metodologia, mas sempre o professor com a centralidade do processo educativo. No novo modelo o docente trabalha com maior foco na atividade do acadêmico, criando um percurso de aprendizagem, que o torna mais responsável e capaz de ter uma posição ativa diante do processo de aprendizagem.
Ulbra - O aluno da educação a distância sentirá muito as mudanças, uma vez que já desenvolve suas atividades acadêmicas com autonomia?
Cleidia - Talvez os estudantes que já estão na modalidade não sintam tanta diferença, porque sua autonomia é constantemente estimulada. No âmbito das atividades práticas existem muitos momentos em que os graduandos fazem uso da metodologia ativa, ampliando seu aprendizado através deste exercício. O que será causará mais impacto, a partir do terceiro semestre, serão as disciplinas de curricularização da extensão.
Ulbra - De que forma a curricularização pode ser definida?
Cleidia - A curricularização busca aproximar o aluno da realidade do seu entorno. Vão existir blocos de disciplina ao longo da formação que permitirão ao acadêmico ir até a sua comunidade fazer o diagnóstico, ou seja, perceber o que este grupo necessita voltar para a Universidade e pesquisar o tema para, numa próxima disciplina, retornar para este ambiente levando uma proposta de solução. Esta mudança é muito significativa, pois direciona o estudante na busca da solução de problemas sociais no seu entorno, estudando seu território e no que pode contribuir para a qualidade de vida desta sociedade.
Ulbra - Como os alunos estão sendo preparados para as mudanças?
Cleidia - Desde os últimos três semestres já estamos desenvolvendo o serviço de aconselhamento de matrícula para os acadêmicos e a reestruturação vem sendo aceita com tranquilidade. Assim como os professores têm recebido treinamento para conduzir estas mudanças da forma mais natural possível.
Acesse o site Ulbra Muda com Você e confira as mudanças que fazem parte da nova filosofia da Universidade.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976
Adriana Marques
Jornalista - MTb.:8.354
Coordenadora da Assessoria de Imprensa e Relacionamento
Tags
Notícias relacionadas
-
18
NOVRelações Internacionais Universidade recebe visita do diretor do Instituto Cervantes -
19
JUNCooperação internacional Assinado protocolo de cooperação com o ISA de Lisboa -
01
MARRelações Internacionais Abertas inscrições para seleção de bolsas Ibero-americanas do Santander -
30
OUTInternacionalização Ulbra assina convênio com a Universidade San Martin de Porres
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes