Pesquisa
Paixão pelo universo
Aluno da Física EAD publica artigos em jornal do Amazonas
Ricardo Reis da Silveira tem 56 anos e é aluno do curso de licenciatura em Física pela modalidade Educação a Distância da Universidade Luterana do Brasil, Polo Manaus (AM). Bacharel em Economia e Contabilidade pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o acadêmico, apesar de já ser formado e estar próximo da aposentadoria, encontrou tempo para realizar seu sonho de criança.
A paixão pelo universo faz de Silveira um incansável pesquisador do tema, publicando artigos periódicos sobre Astronomia e Astrofísica no Jornal Amazonas em Tempo.
Em entrevista ao portal Ulbra, o graduando fala sobre sua motivação pelo assunto.
Ulbra - Fale um pouco sobre você.
Ricardo -- Nasci em Manaus, no Amazonas e estou no segundo ano da Licenciatura em Física. Sou bacharel em Economia e Contabilidade pela Universidade Federal do Amazonas com atualização em Matemática, também pela UFAM. Especializado em Administração de Empresas pelo Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas (ISAE -- FGV) e Gestão Educacional pela Faculdade Dom Bosco, além de possuir mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro.
Ulbra - De onde surgiu o interesse pela física?
Ricardo - Meu interesse pela Física, Astronomia, Astrofísica e Cosmologia surgiu quando eu tinha 8 anos de idade e ganhei um livro chamado Na Era da Astronáutica, do Clube do Livro. Depois disso, não parei mais. Infelizmente, naquela época, em meados dos anos 60, a área ainda era muito incipiente no Brasil. Por conta disso, pensei em ir para os EUA, mas meu pai tinha outros planos e acabamos ficando no Brasil. Fui estudar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) em Barbacena, Minas Gerais. Em seguida, voltei para minha cidade natal e fui trabalhar no que a cidade tinha de mais importante: as indústrias do Polo Industrial de Manaus. Foram mais de 25 anos trabalhando nesse segmento. Em minha última experiência atuei como diretor administrativo e residente da planta de uma multinacional americana. Como estou próximo da aposentadoria, decidi colocar em prática meu antigo sonho: tornar-me físico ou astrofísico. Iniciei então, em 2017, meu curso de Licenciatura em Física na Ulbra, e esse foi o primeiro passo no novo desafio. Apesar da idade já avançada para um empreendimento desse porte, estou contando em concluir um doutorado na área.
Ulbra - Como e quando surgiu a oportunidade para escrever para o jornal?
Ricardo - A ideia de publicar artigos em jornais começou quando recebi um e-mail da Universidade informando que eu precisaria cumprir com 200 horas de atividades extracurriculares e, dentre estas, publicação de artigos. Visitei dois jornais em Manaus, mas um deles já não possuía espaço para novos articulistas. No segundo fui muito bem recebido e orientado pela chefe de redação sobre os parâmetros para contribuir com minhas produções. Tem sido uma experiência incrível, pois tem me levado a estudar mais, além de me ajudar a construir meu currículo na área.
Ulbra - Quais são seus planos para depois da formatura?
Ricardo - Quando terminar minha graduação pretendo cursar o doutorado na área. Como estou em processo de aposentadoria, o plano é realiza-lo na União Europeia, possivelmente em Portugal. Enfim, gostaria de passar o resto dos meus dias fazendo aquilo que sempre amei: pesquisando o universo.
Confira aqui os artigos já publicados pelo acadêmico.
Fabio Andrei Kuckert Rodrigues
Estudante do curso de Jornalismo da Ulbra Canoas/RS
Tags
Notícias relacionadas
-
22
SETEsporte Ulbra reúne 1,3 mil alunos de três países em jogos escolares -
11
SETEducação Extensão oferece 38 cursos EAD gratuitos com foco no mercado -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
01
AGORelações Internacionais Ulbra terá Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes