Ensino
Formação Docente Continuada ocorre nos dias 15 e 16 de fevereiro
Esta é a primeira etapa operacional de formação no contexto do PDI
Nos dias 15 e 16 de fevereiro, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) reunirá, nos nove campi do Rio Grande do Sul, seus professores e tutores virtuais para a Formação Docente Continuada, módulo I. O objetivo é promover espaços de reflexões, discussões e estudos sobre o necessário alinhamento entre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os projetos pedagógicos dos cursos, além de outros processos pedagógicos desenvolvidos na Instituição.
Para o pró-reitor Acadêmico, Pedro Antonio González Hernández, esta edição da Formação será inovadora e instigante. "Ao longo de todos os anos sempre aconteceram estes encontros com os professores. Eram formações pedagógicas conceituais, com exemplos de outros grupos de pesquisadores da área de educação superior. Agora é o momento da operacionalização. As disciplinas foram categorizadas conforme a metodologia pedagógica que elas vão ter. E o grupo de professores que vai atuar nessas disciplinas precisa se capacitar, precisa esclarecer as dúvidas, precisa entender o processo e a lógica da reestruturação pedagógica. Participar agora é importante, pois é o início, e este é um processo contínuo até 2020", explica.
Conforme a coordenadora de processos de formação continuada da Pró-reitora Acadêmica, Jacira Roza, a expectativa é que encontros dessa natureza sempre qualifiquem as ações da Universidade e que o professor se sinta engajado no projeto pedagógico institucional. "Nós temos como principal meta a aprendizagem inovadora e eficaz. Isso precisa ser de conhecimento de todos os segmentos. Então, a formação pedagógica tem como objetivo este alinhamento."
Para que todos os assuntos que serão abordados na Formação Docente Continuada sejam de conhecimento prévio dos participantes, a coordenação do evento encaminhou o material de trabalho com as informações sobre a reestruturação curricular, cronogramas de ações, resoluções, entre outros, para todas as coordenações acadêmicas dos campi da Ulbra RS. "A ideia é que o professor se aproprie de todos esses subsídios, por isso nós encaminhamos o material de apoio com bastante antecedência às coordenações para que elas repassem para os professores. Para cada encontro, estamos indicando leituras para que o docente possa ler, refletir e estudar para depois discutir junto ao seu curso."
Realizada pela Pró-reitora Acadêmica, a Formação Docente Continuada tem o apoio dos diretores, coordenadores acadêmicos, coordenadores de pesquisa, coordenadores de pós-graduação, coordenadores de Extensão e a equipe do Núcleo de Apoio Docente (NAD) da Ulbra RS na sua organização. "Nós desejamos que o produto final do encontro chegue ao aluno como um conjunto de ações perfeitamente articuladas, conforme o que nós pensamos coletivamente enquanto gestores, professores e alunos e todos que participaram da elaboração do PDI", concluiu a professora Jacira.
As inscrições para a Formação Docente Continuada estarão abertas até o dia 15 de fevereiro, através do Autoatendimento, portal administrativo no site da Universidade.
Adriana Marques
Jornalista - MTb.:8.354
Coordenadora da Assessoria de Imprensa e Relacionamento
Documentos
Notícias relacionadas
-
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
01
AGORelações Internacionais Ulbra terá Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual -
28
JULParceria Teologia EAD promove curso internacional sobre o pensamento de Lutero -
27
JULAções Afirmativas Ulbra trata da transversalidade das culturas afro-brasileira e indígena
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes