Projeto de Pesquisa EAD
História de vida de professores é tema de Projeto de Pesquisa EAD
Objetivo é criar espaço de vivência entre estudantes e professores
Um dos principais desafios da graduação na modalidade Educação a Distância (EAD) é a inserção dos acadêmicos no mundo da pesquisa. Tal fato se dá principalmente por questões relativas à localização dos alunos e à dificuldade de encontros presenciais. Tendo em vista essa deficiência, o coordenador do curso de História presencial e EAD, professor Rodrigo Simões, idealizou um projeto de pesquisa a distância que visa levar estudantes de todas as licenciaturas da EAD a conhecer mais a história de vida e de formação dos professores de educação básica.
O projeto, intitulado História de Vida e Autoformação: os profissionais da educação básica e as narrativas de si, tem o intuito de suprir a necessidade de pesquisa na educação a distância. Além disso, busca promover um ambiente de vivência entre os estudantes e os professores da educação básica através de entrevistas dirigidas. Segundo o professor Rodrigo, essa troca de experiências é enriquecedora. "Através do projeto é criado um espaço de vivência no qual os estudantes podem compreender melhor a profissão, além de tirar dúvidas sobre ser professor", afirma. Simões ressalta também que o magistério não é valorizado. "Os professores de educação básica foram escolhidos para que possamos buscar a revalorização do magistério. Os alunos que integram o projeto devem conhecer a sua futura profissão, visto que a maioria deles irá trabalhar na educação básica", complementa o professor.
Misael Ferreira Farias, de 35 anos, é aluno do curso de licenciatura em História e voluntário do projeto. Conta que quis integrar a pesquisa para adquirir experiência: "já fiz duas entrevistas e tem sido recompensador. Entrei no projeto com o intuito de aprender mais sobre pesquisa em História, além de o tema ter me atraído muito". O aluno, que entrevistou um professor aposentado e um educador com apenas três anos de carreira, afirma que as entrevistas têm sido satisfatórias. "Chamou minha atenção a garra dos professores, apesar de todas as dificuldades. Percebi como mudam os métodos de ensino, e como cada professor aplica aula de um jeito. É uma experiência muito enriquecedora", complementa o estudante.
Os alunos têm o compromisso de entrevistar ao menos dois professores, para conhecer o cotidiano, a profissão, etc. Porém, segundo o professor Rodrigo, a entrevista não se limita a questões didáticas e pedagógicas: "fizemos um apanhado grande, não ficando apenas na sala de aula. Queremos saber os motivos que os levaram a se tornar professores, como se dão as relações familiares, entre outras coisas ligadas à vida fora da escola", afirma o professor. O questionário é padrão a todos os alunos, visto que os participantes e os entrevistados são de várias localidades do país.
O projeto de pesquisa iniciou no semestre passado e contou com 16 alunos. Atualmente 13 alunos integram a pesquisa. A ideia é montar um banco de dados com as informações obtidas para futuramente lançar um livro que apresente os resultados do estudo e, consequentemente, conte a história de vida dos professores. Saiba mais sobre o projeto em http://www.ulbra.br/ead/pesquisa/projetos-de-pesquisa-ead.
Fabio Andrei Kuckert Rodrigues
Estudante do curso de Jornalismo da Ulbra Canoas/RS
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