Educação a Distância
Pesquisa acadêmica revela dados sobre formas de aprendizado EAD
Trabalho apresenta alternativas de aprendizagem utilizadas na EAD
O VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática realizado nas dependências da Universidade Luterana do Brasil foi palco da apresentação do primeiro projeto de pesquisa da modalidade de Educação a Distância, realizado pelas alunas voluntárias Fernanda Dellinghausen, do Polo em Canoas, e Beatriz Oliveira da Costa, do Polo em São Paulo, em parceria com as orientadoras Simone Soares Echeveste, coordenadora de Extensão e professora de Pesquisa do EAD, e Tânia Seibert, coordenadora do curso de Matemática, na modalidade presencial e da Educação a Distância.
Intitulado como Estratégias de Estudos de Alunos em Disciplinas das Exatas na Modalidade EAD, o trabalho foi apresentado no segundo dia do Congresso e abordou as dificuldades inerentes do estudo de disciplinas das exatas na modalidade EAD. "A pesquisa buscou conhecer como os alunos estudam cálculo longe das salas de aula, quais as suas necessidades e como se organizam para o aprendizado", explica Simone Echevest.
O evento, promovido pelo curso de Matemática -- licenciatura e pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) a cada quatro anos, foi realizado de 4 a 7 de outubro, recebendo participantes do Chile e Venezuela, entre outros países.
Informações levantadas
Força de vontade e administração do tempo são requisitos indispensáveis para quem vê na educação a distância uma opção viável para dar continuidade aos seus estudos. A oferta de cursos e o aumento no número de matrículas são índices em constante crescimento no Brasil.
Verificar qual estratégia de aprendizagem é mais utilizada pelos alunos em disciplinas que envolvam cálculos na modalidade de Educação a Distância (EAD) ajuda a compreender o cenário em que este público está inserido e de que forma o estudante se organiza para alcançar seus objetivos.
Entre outros pontos, a conclusão da pesquisa, aplicada em 91 alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Física, Tecnólogos e Matemática, é de que:
66% assistem às vídeo-aulas da disciplina;
82,4% buscam outros vídeos no YouTube;
44% nunca/raramente entram em contato com outros colegas da disciplina;
26,4% sempre/frequentemente postam suas dúvidas no Fórum de Dúvidas;
33% solicitam sempre/frequentemente maiores explicações aos professores por e-mail;
41,8% possuem frequentemente/sempre uma rotina fixa para seus estudos.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976
Notícias relacionadas
-
27
JUNHOMENAGEM Ulbra recebe medalha pelo trabalho durante enchentes -
26
JUNArte para todos Orquestra da Ulbra homenageia Mercedes Sosa no Domingo Clássico -
26
JUNMERCADO DE TRABALHO Ulbra oferece 42 novos cursos de extensão com temas atuais -
24
JUNSEGURANÇA ANIMAL Caramelo ganha microchip que permite a identificação
Últimas notícias
-
17
JUNRecomeço Palavras de gratidão se revelam em lousas após acolhidos deixarem campus -
12
JUNGESTÃO PARTICIPATIVA "Cafezinho" com o Presidente abre espaço para novos diálogos -
12
JUNSUPERAÇÃO Ulbra Awards entrega premiação aos campeões da área comercial -
05
JUNArte pela solidariedade Orquestra da Ulbra realiza concerto solidário na Comunidade São Lucas