45 Anos
Câmara Municipal de Canoas faz homenagem aos 45 anos da Ulbra
Solenidade enalteceu a importância da Universidade para a região
A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) foi homenageada em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Canoas pelo aniversário de 45 anos da Instituição, nesta terça-feira, 15 de agosto. O Legislativo atendeu proposta do vereador Gilson dos Santos Oliveira (PP) que foi aprovada por unanimidade.
Segundo o vereador Oliveira, a iniciativa tem o propósito de reconhecer a significativa importância educacional e social da Ulbra para a cidade. Além de fazer um resgate histórico da Instituição, enaltecendo o pioneirismo educacional das escolas de confissão luterana na região, o vereador destacou as diversas ações que a Universidade fez para gerar parcerias com entidades locais, regionais e nacionais, que reverteram-se em benefícios para a sociedade. Oliveira ainda argumentou que, para sua vida profissional, a Instituição tem um valor inestimável. "Meu primeiro emprego em carteira assinada foi na Ulbra Canoas no ano de 1983, como auxiliar de serviços gerais. Ajudei na construção dos prédios 1, 2 e 3 do novo campus", disse. Ele ainda ressaltou que toda vez que comparece à Universidade, recorda o começo de sua jornada no município. "Ainda jovem, vim da cidade de São Luís Gonzaga para residir aqui e essa Instituição foi o início de minha história como cidadão canoense", afirmou com orgulho. Ao final de seu pronunciamento o vereador entregou ao reitor da Ulbra, Marcos Fernando Ziemer, uma placa da Câmara Municipal comemorativa aos 45 anos da Universidade. Já o secretário de Relações Institucionais de Canoas, Airton de Souza, que representou o prefeito do município, Luiz Carlos Busato, afirmou que a Ulbra vem deixando ao longo de sua trajetória um legado histórico na vida dos canoenses. "Fui morador do bairro Igara antes de existir a Universidade e posso assegurar que a Ulbra transformou não apenas aquele bairro, como toda a nossa cidade", salientou Souza.
O reitor Marcos Fernando Ziemer agradeceu a homenagem recebida, destacando que ela representa o reconhecimento do poder público ao trabalho que a Universidade vem desenvolvendo. Ziemer argumentou que o propósito educacional da Instituição fez com que ela chegasse aos 45 anos tendo graduado mais de 200 mil alunos. "Entretanto, a Ulbra cumpre uma função social que não pode ser medida apenas por números', observou. O gestor educacional ainda fez um resgate histórico para contextualizar a existência da Universidade em Canoas. "Foi o querer de Martinho Lutero que modificou radicalmente a história da humanidade e que motivou nossa Comunidade São Paulo a levantar contribuições para criar a primeira capela luterana, que também serviu como primeira escola nessa região, no distante ano de 1911. E nessa época foi lançada a semente do projeto educacional que um dia viria a criar a Ulbra", recordou. De acordo com Ziemer, as homenagens também fazem com que a Universidade tenha uma responsabilidade ainda maior, de fazer sempre melhor. "Estimulamos a pesquisa e difundimos a inovação, pois temos o compromisso de contribuir com a sociedade. Queremos inovar o modelo de aprendizagem para formar além de profissionais, cidadãos éticos, críticos e mais humanos", finalizou Ziemer.
Além do reitor Marcos Ziemer e de colaboradores e professores da Universidade, estiveram presentes à solenidade, o vice-reitor Ricardo Willy Rieth, o pró-reitor de Planejamento e Administração José Paulinho Brand e do pró-reitor Acadêmico Pedro Antonio González Hernández. Como representantes da mantendora da Universidade, a Associação Educacional Luterana do Brasil (Aelbra), compareceram o seu vice-presidente Leonir Mittmann; o membro do Conselho de Administração e Consultor de Negócios, Adilson Ratund; o membro do Conselho de Administração e diretor de TI, Erhardt Vitor Hoffmann; e o capelão geral, reverendo Maximiliano Wolfgramm Silva. Também prestigiaram a Instituição, o presidente da Associação dos Docentes da Ulbra (Adulbra), Ângelo Prando; o diretor do campus da Ulbra Canoas, Erivaldo Diniz de Brito; o diretor da Ulbra Porto Alegre, Orlando Konrad; e o capelão da Ulbra Canoas, Mário Fukue.
André Dornelles Bresolin
Jornalista - MTb. 18.183
Tags
Notícias relacionadas
-
09
DEZSeminário Integrador Projeto Integração de Vivências Educativas 2022/2 -
26
OUTFormação com Propósito Feira de Estágios Ulbra Carreiras une alunos, oportunidades e propósitos -
26
SETOnline Curso de Agronomia realiza I Ciclo de Palestras do Agro -
26
SETHomenageando o Brasil Começa a 13ª edição do Sarau das Nações
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes