Educação
3º Colóquio estimula troca de experiências entre a comunidade acadêmica
Professores e alunos compartilharam pesquisas e projetos comunitários
O ambiente da Universidade traz oportunidades que vão muito além do simples contato em sala de aula. Experiências de aprendizagem, como as desenvolvidas no 3º Colóquio Ulbra de Extensão, Ensino e Pesquisa, que agregam um conhecimento diferenciado para a vida pessoal e profissional do acadêmico.
Durante a tarde do dia 21 de junho, o Colóquio abordou três diferentes temáticas que funcionaram em concomitância: 3º Encontro de Alunos Extensionistas, 3° Encontro Ulbra de Bolsistas CNPq e FAPERGS e o 10º Encontro do Programa de Instituição de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Ulbra.
O 3º Encontro de Alunos Extensionistas, que ocorreu no andar térreo do prédio 14, promoveu apresentações de projetos comunitários desenvolvidos por alunos e professores de diferentes unidades da Ulbra, em todo Rio Grande do Sul. As ações são realizadas na comunidade com o intuito de levar os conhecimentos obtidos no âmbito acadêmico para prática do cotidiano. As proposições se deram em diversas áreas como Qualidade de vida e Saúde, Acessibilidade, Meio Ambiente, Educação e Formação Profissional, Ações Artísticas e Culturais e Violência e Direitos Humanos. Cada proposta teve um espaço de apresentação e de debate.
Desde o ano passado, outro diferencial deste Encontro tem sido a participação de projetos desenvolvidos por alunos de cursos a distância, os quais foram criados com o auxílio de professores a partir da plataforma EAD e de webconferências nas quais educandos de diferentes polos puderam integrar o mesmo plano e exercê-los, cada um na sua comunidade. A professora Simone Echeveste, coordenadora de Pesquisa e Extensão EAD, explica a importância de envolvimento desses estudantes com a Ulbra: "Para o aluno da modalidade a distância, que não tem contato presencial frequente com a Universidade, é muito importante essa conexão, pois eles se sentem mais pertencentes à Universidade", afirma Simone.
Um dos destaques dessa modalidade foi o trabalho Um Olhar Consciente a Partir do Cinema Negro, realizado pelos alunos Adriano Rodrigues, do polo Santa Maria, e Daniele Adriane Batista Gouveia, do polo Novo Hamburgo, com supervisão das professoras Cristina Gomes Tonial e Juliana Vargas. Para Adriano, a participação em projetos de Extensão traz uma vivência ainda maior para o envolvido. "A atuação em projetos comunitários traz maior amadurecimento profissional e pessoal para os estudantes, melhorando também a capacidade de aprendizado para aqueles que, assim como eu, estudam através da modalidade EAD", ressalta Adriano.
Paralelamente, no segundo andar do prédio 14, aconteceu o 3° Encontro Ulbra de Bolsistas CNPq e FAPERGS. Anualmente, a conferência visa acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa realizados pelos iniciados. Este ano, 71 trabalhos foram apresentados e debatidos entre os participantes, sendo cinco, desenvolvidos por alunos do ensino médio de escolas da Rede Ulbra, sob coordenação de professores de pós-graduação, que são os responsáveis pelas bolsas. Todo o material explorado ao longo do ano é mostrado nesse encontro, o que, para a coordenadora de pesquisa Ana Maria Pujol Vieira dos Santos, leva a oportunidade de preparação do bolsista para o ambiente de pesquisa e completa: "A presença de universitários e secundaristas no âmbito da pesquisa permite que eles tenham um desenvolvimento acadêmico ainda maior, absorvendo conhecimentos e experiências muito importantes, uma vez que suas apurações já contam como produção científica e são registradas nos portais dedicados a essa finalidade", conta a coordenadora.
Outra perspectiva do Colóquio foi o 10º Encontro do Programa de Instituição de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Ulbra, onde academicistas e lecionadores dos cursos de licenciaturas compartilharam seus projetos. Cada área tem seus objetos de pesquisa, o que, no total, consistiu em 60 trabalhos apresentados este ano, envolvendo seis unidades da Ulbra do Rio Grande do Sul. Esses momentos de encontro entre os envolvidos nos projetos são muito importantes para incentivar a formação de educadores e, dessa forma, elevar a qualidade da educação básica no País, conforme a professora Graziela Macuglia Oyarzabal, coordenadora institucional do Pibid. Outro ponto que Oyarzabal destaca, é a chance de os alunos usufruírem das oportunidades que o campus oferece, pois, segundo ela, "os alunos que frequentam a Universidade são, em sua maioria, trabalhadores e que não têm muito tempo para aproveitar o ambiente acadêmico em sua totalidade. Buscar integrar esses profissionais na esfera da Instituição é a missão de eventos como o Colóquio", completa a professora.
O 3º Colóquio Ulbra de Extensão, Ensino e Pesquisa concluiu sua edição com grande adesão do público e muita troca de experiências. Confira a galeria de fotos com o registro mais completo desse dia.
Texto: Mariana Viegas
*estudante de jornalismo da Ulbra Canoas
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