Gestão Pública
Professor é convidado para lecionar na Argentina
Everton dos Santos ficará na Universidad Nacional de Rosario por 30 dias
O docente do curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da Ulbra, Everton Rodrigo dos Santos, será professor visitante da Universidad Nacional de Rosario (UNR), por um período de 30 dias. A Instituição de ensino superior é localizada na Província de Santa Fé, região central do país vizinho. O educador, que na última década tem participado de diversos congressos e seminários, em países como Costa Rica, Chile e Estados Unidos, ministrará a disciplina La Democracia y el Capital social en América Latina, cadeira que integra o currículo do Programa de Doutorado em Ciências Políticas da UNR e aborda a crise de representatividade dos governos liberais do século XXI.
Conforme Santos, o apelo para lecionar surge em um período propício para a discussão dos temas que serão tratados em sala de aula. "Vivemos um momento em que assistimos a uma forte guinada conservadora, tanto com a eleição de Donald Trump, nos Estados Unidos, quanto na Europa, com a saída dos ingleses da União Europeia. O impeachment em 2016 e o caso venezuelano, por exemplo, sinalizam que na América Latina os valores democráticos de liberdade, igualdade e respeito às diferenças também estão sob ataque", garante.
Para o professor, a viagem oportunizará não só a troca de ideias, como a realização de pesquisas conjuntas com a comunidade acadêmica de Santa Fé, um território culturalmente diferente, mas ao mesmo tempo, muito semelhante ao Brasil. "A Argentina faz parte desta grande região que é a América Latina e, por esta razão, possui problemas parecidos com os nossos, como corrupção, violência e um passado autoritário de violação dos direitos humanos", afirma o docente.
De acordo com a assessora de Relações Internacionais do campus Canoas, Andréia Athaides, convites como o da UNR contribuem para o processo de internacionalização da Ulbra. "É a valorização do trabalho acadêmico que produzimos em nossas Unidades. Quando uma oportunidade dessas surge, o profissional não leva apenas a sua bagagem de conhecimentos, mas também o nome e o respaldo de sua Instituição de Ensino de origem", destaca Andréia, complementando que o intercâmbio de informações será positivo tanto para Everton, quanto para a Universidade Luterana do Brasil.
Marcus de Freitas Perez
Jornalista MTb 17.602
Notícias relacionadas
-
23
NOVPODCAST ULBRA Delegação do Peru debate educação no campus Canoas -
20
NOVENSINO Universidade do Peru vive uma semana de atividades na Ulbra -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
01
AGORelações Internacionais Ulbra terá Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes