Pesquisa
Estudantes vencedores da 31ª Mostratec são premiados pela Ulbra
Melhores pesquisas ganharam bolsas de estudos e de incubação empresarial
Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) premiou, com bolsas de estudos e de incubação tecnológica, os estudantes e professores vencedores da 31º edição da Mostra Brasileira de Ciências e Tecnologia (Mostratec), realizada entre os dias 25 e 29 de outubro, no centro de eventos da Fenac, em Novo Hamburgo (RS).
Durante a cerimônia de premiação, ocorrida no dia 28 de outubro, Cassandra Micaela Cechinel, representante do Colégio Sinodal Progresso, do município gaúcho de Montenegro, foi anunciada como a grande vencedora da feira que, neste ano, contou com mais 640 trabalhos inscritos. A aluna do terceiro ano do ensino médio foi contemplada com uma bolsa de estudos integral para uma das graduações presenciais oferecidas pela Ulbra.
Sob a supervisão da professora de Química, Andrea Wolf Diemer, Cassandra desenvolveu uma receita de Hambúrguer vegetariano que combina as propriedades da soja com as da Moringa Oleífera Lam, planta com alta concentração de ferro, vitamina A e aminoácidos. O produto inovador também rendeu benefícios para a docente-orientadora, que, já no próximo semestre, poderá cursar gratuitamente um dos cursos de pós-graduação Lato Sensu ofertados pela Universidade na modalidade de Educação a Distância (EAD).
Prêmio de Tecnologia estimula jovens empreendedores
Outras duas iniciativas também foram agraciadas com o Prêmio de Tecnologia Ulbra. Os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), de Charqueadas (RS), Luciano Sampaio da Silva, Leonardo Azzi Martins e Arthur de Freitas e Precht, foram beneficiados com um bolsa de incubação empresarial na Ulbratech, em Canoas. Os alunos do ensino médio criaram a SmartLeg, uma prótese inteligente, localizada acima do joelho, e que se adapta ao peso e tamanho do usuário. Ganhadores de um plano completo de pré-incubação empresarial,
Guilherme da Silva Caravalho e Edmilson Conceição do Nascimento Filho, da mesma instituição, fecham a lista de vencedores com seu estudo sobre realidade virtual aumentada aplicada à educação. Conforme o coordenador de pesquisa e pós-graduação do campus Canoas, Fabiano de Castro Justo, os três trabalhos premiados possuem seus méritos. "São projetos inovadores, que possuem relevância científica e tecnológica e, portanto, merecem o destaque e fomento apropriados ao seu desenvolvimento", comentou o gestor na ocasião. Outras informações sobre a Mostratec podem ser obtidas em www.mostratec.com.br.
Marcus de Freitas Perez
Jornalista MTb 17.602
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes