Agosto Cultural
Estudo promete analisar os hábitos de leitura do jovem brasileiro
Projeto foi apresentado durante o IV Encontro do Fome de Ler
Detalhes de uma pesquisa que busca mapear os hábitos de leitura dos jovens brasileiros foram divulgados durante o IV Encontro do Programa Fome de Ler. O evento, que integra a programação do Agosto Cultural, foi realizado nesta quinta-feira, 11 de agosto, na Estação do Livro do campus Canoas.
Desenvolvido pela coordenadora do programa e professora do curso de Letras da Ulbra, Ângela da Rocha Rolla, em conjunto com duas alunas da Universidade, o estudo pretende retratar a relação que adolescentes e jovens adultos, entre 15 e 29 anos, têm com a leitura. A análise será realizada através das páginas na internet e das mídias sociais mais acessadas por esse público, consultas ao histórico de empréstimos de volumes em bibliotecas e de vendas de títulos em grandes livrarias do país. Ainda em andamento, a pesquisa levou o grupo a uma importante conclusão: as novas gerações leem bastante e gostam disso. De acordo com o estudo, o consumo de autores estrangeiros é maior entre esse segmento, que prefere obras de fantasia, autoajuda ou que abordem temas juvenis, como relacionamentos, bullying, sexualidade e vida social. A coordenadora chama atenção outro dado importante: o uso das novas tecnologias como ferramenta de acesso a essas publicações.
Para Rolla, a web é rica em espaços e círculos de fomento à leitura, uma vez que a quantidade de websites sobre literatura, de blogueiros e youtubers, cresce a cada dia. "Hoje, é possível encontrar diversos blogs de garotos e garotas que publicam resenhas recomendando livros e que produzem vídeos com listas de obras preferidas e fanfics, narrativas ficcionais escritas e divulgadas por fãs que utilizam personagens e enredos provenientes de filmes, séries, quadrinhos, videogames e livros ", informa a educadora, que enxerga nesses formadores de opinião da era digital uma porta de entrada para a leitura.
A investigação também abordará o compartilhamento e troca de dicas de leitura e livros em redes sociais específicas, como o Scoob, website que conecta seus usuários através de seus gostos pessoais. Segundo a orientadora da pesquisa, os próximos passos da empreitada já estão definidos. "A ideia é aprofundar essa análise em um artigo que possa gerar material multimídia e fomentar debates junto de acadêmicos de pós-graduação", revela Rolla, que pretende compartilhar suas observações com as turmas da especialização em Língua, Literatura e Novas Mídias, curso coordenado por ela na modalidade de Educação a Distância da Ulbra.
Pesquisadora foi influenciada por youtuber paulista
Um dos nomes de destaque deste cenário é a paulista Juh Sutti. Aos 29 anos, a blogueira do município de Novo Horizonte, no interior de São Paulo, posta semanalmente dicas e reviews no site www.livroseblablabla.com e possui mais de 12.500 seguidores em seu canal no YouTube. "O trabalho dela chamou minha atenção. A Juh é muito ativa, lê bastante e está conectada com os livros que os jovens gostam. Eu mesma já comprei títulos indicados por ela", relata uma das estudantes envolvidas na pesquisa, a aluna do curso de graduação em Secretariado Executivo Trilíngue, Juliana Schubert, que, ao lado da bolsista do Fome de Ler, Andressa Ávila Knapp, completa a equipe responsável pelo levantamento.
Clique aqui e confira a programação completa do Agosto Cultural para a sua Unidade de Ensino
Marcus de Freitas Perez
Jornalista MTb 17.602
Tags
Notícias relacionadas
-
22
SETEsporte Ulbra reúne 1,3 mil alunos de três países em jogos escolares -
11
SETEducação Extensão oferece 38 cursos EAD gratuitos com foco no mercado -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
01
AGORelações Internacionais Ulbra terá Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador