Reestruturação das Licenciaturas
Ulbra lança o I Fórum das Licenciaturas
Evento expõe a reestruturação da proposta pedagógica e curricular
Professores e alunos dos cursos de Licenciatura da Universidade estarão reunidos nos próximos dias 12 e 13 de abril no I Fórum das Licenciaturas Ulbra. O evento foi projetado para informar alunos e professores sobre a proposição já aprovada pelo Consenho Universitário (ConsUn). De acordo com a nova proposta pedagógica e curricular dos cursos de Licenciatura da Instituição, o egresso terá uma formação mais consistente e abrangente voltada para as áreas de educação e pesquisa. No auditório 220 do prédio 1, será realizada, na terça-feira, dia 12, uma mesa redonda sobre Novos Paradigmas na Formação de Professores. Na quarta-feira, dia 13, Attico Chassot ministrará, às 19h, a palestra O que é Ciência Afinal?
A Ulbra se antecipa ao realizar a reestruturação dos cursos de licenciatura, diante da Resolução nº 2 do Ministério da Educação, de 1º de julho de 2015. O texto prevê um prazo de cinco anos para as instituições de ensino superior se adequarem ao que foi definido pelo MEC nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.
De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia da Ulbra, Marlene Fernandes, as mudanças são extremamente positivas. "O egresso deixa de ser um mero construtor de conteúdo para elaborar sua prática a partir de pesquisa aplicada em sala de aula. Com a mudança de perfil do docente, o aluno desenvolverá o interesse pela pesquisa, independente da série escolar", afirma. Tania Elisa Seibert, coordenadora do curso de Matemática, diz que a nova proposta pedagógica e curricular aproxima a academia da comunidade com ações extensionistas. A extensão universitária é um dos alicerces sobre o qual se sustenta o tripé que caracteriza as universidades brasileiras.
Attico Chassot
Chassot possui pós-doutorado na Universidade Complutense de Madri e a autoria de Sete Escritos sobre Educação e Ciência (Cortez, 2008) e Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação (Editora Unijuí, 2000). Atualmente, é professor e pesquisador do Centro Universitário Metodista (IPA) onde envolve-se com alfabetização científica e História e Filosofia da Ciência e é professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) no campus de Frederico Westphalen. É orientador de doutorado da Rede Amazônica de Ensino de Ciências (REAMEC). Professor há 54 anos, é licenciado em Química (UFRGS) e mestre e doutor em Educação (UFRGS).
Serviço
O que: I Fórum das Licenciaturas
Quando: terça-feira, 12 de abril de 2016
Mesa Redonda: Novos Paradigmas na Formação de Professores
Responsáveis: Coordenadores das Licenciaturas da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)
Horário: 19h
Local: Auditório 220 do prédio 1
O que: I Fórum das Licenciaturas
Quando: quarta-feira, 13 de abril de 2016
Palestra: Professor Attico Chassot
Horário: 19h
Local: Auditório 220 do prédio 1
Caren Moraes
Jornalista - Mtb 11.772
Notícias relacionadas
-
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
01
AGORelações Internacionais Ulbra terá Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual -
28
JULParceria Teologia EAD promove curso internacional sobre o pensamento de Lutero -
27
JULAções Afirmativas Ulbra trata da transversalidade das culturas afro-brasileira e indígena
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes