Fórum de Teologia
Fórum de Teologia debate a relação entre Igreja e Estado Laico
Concerto na Capela alusivo ao fórum emocionou o público
Cristianismo e Estado Laico - Tensões e Interlocuções na Contemporaneidade é o tema do XVI Fórum Ulbra de Teologia que teve início nesta quarta-feira, 7 de outubro, na Ulbra Canoas. O enfoque do debate é interdisciplinar, envolve a análise de aspectos bíblicos, teológicos, jurídicos, políticos e sociológicos. O objetivo do evento é proporcionar aos participantes a possibilidade de analisar as relações existentes entre a Igreja Cristã e o Estado Laico. As atividades terão continuidade nesta quinta-feira, 8 de outubro, das 9h às 16h, no auditório do prédio 11.
"Cristianismo e Estado Laico constituem-se em um tema profundamente relevante e atual para a igreja, exigindo de nós, cristãos, comprometimento com o mundo que nos cerca. Que Deus nos conduza e oriente nessa reflexão", afirmou o coordenador do curso de Teologia, Thomas Heimann, ao abrir o evento. O reitor Marcos Fernando Ziemer agradeceu à Igreja Luterana pela parceria com a Universidade, no propósito comum de dar testemunho da fé cristã e evangelizar as pessoas através do ambiente acadêmico e escolar. Ao reforçar o caráter confessional da Ulbra, Ziemer salientou a riqueza do tema que está sendo debatido no fórum.
Estiveram presentes no evento, além de professores e alunos do curso de Teologia da Ulbra, o presidente da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), Egon Kopereck, o vice-reitor Ricardo Willy Rieth, o presidente da Aelbra, mantenedora da Ulbra, Paulo Augusto Seifert, o capelão-geral Lucas André Albrecht e o diretor do Seminário Concórdia, Leonerio Faller.
Estado Laico ou Laicista?
O estatuto da dimensão espiritual da existência foi o título da palestra inaugural, proferida pelo advogado e representante da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure), Jean Regina, que é egresso do curso de Direito da Ulbra. O convidado fez observações sobre as relações entre a Igreja e a comunidade, destacando que as instituições cristãs se deparam com uma cultura que entra em choque com seus valores e com um Estado que está organizado de maneira secular, pois não possui mais ligação com o elemento religioso. Ao observar que o Estado está em constante transformação devido ao modelo democrático existente, Regina ressaltou que o modelo de laicidade também encontra-se em contínua transformação. O palestrante questionou qual é o verdadeiro Estado Laico e quais são seus verdadeiros modelos.
Emoção marca Concerto na Capela
O projeto Concerto na Capela apresentou o espetáculo Cristianismo e o Estado Laico, na noite desta quarta-feira. O evento integrou a programação do XVI Fórum Ulbra de Teologia. O público pode conferir a união do erudito e o contemporâneo pelas apresentações da orquestra de câmara com banda de pop rock e mais de 200 vozes. O concerto emocionou os participantes que compareceram ao local.
O programa foi aberto com a música Appalachian Snowfall, um diálogo musical entre a orquestra sinfônica e a banda de pop rock e encerrou com a música Saudai o nome de Jesus. Ao longo do espetáculo, o público por diversas vezes foi convidado a cantar, unindo-se aos corais. Um destes momentos foi na interpretação do louvor Oh! Vem eterno Deus.
André Bresolin
Jornalista
Tags
Notícias relacionadas
-
09
DEZSeminário Integrador Projeto Integração de Vivências Educativas 2022/2 -
26
OUTFormação com Propósito Feira de Estágios Ulbra Carreiras une alunos, oportunidades e propósitos -
26
SETOnline Curso de Agronomia realiza I Ciclo de Palestras do Agro -
26
SETHomenageando o Brasil Começa a 13ª edição do Sarau das Nações
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes