Fome de Ler
Seminário marca abertura do programa Fome de Ler
Escritor Carlos Urbim foi homenageado no evento
O VI Seminário Regional de Políticas de Leitura marcou a abertura do programa Fome de Ler, na tarde desta terça-feira, 24.03, no campus Canoas da Universidade Luterana do Brasil. O escritor Carlos Urbim foi homenageado no evento, que contou também com o painel A Mídia na Escola, apresentado por Valmir Michelon, repórter do jornal Nova Folha Guaibense e professor do Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, do município de Guaíba. A 13ª edição do programa terá a continuidade do Festival Book Trailer, com as crianças realizando trailers de livros de autores brasileiros. "O projeto, em sua longevidade, tem realizado muito pelo letramento. Há muitos anos estamos contribuindo para a formação de leitores e prestigiando os escritores e as obras nacionais", afirma a coordenadora do Fome de Ler e professora do Curso de Letras da ULBRA, Angela da Rocha Rolla. O momento devocional da solenidade foi realizado pelo capelão geral da ULBRA, pastor Lucas Albrecht.
O diretor geral do campus Canoas, Erivaldo Diniz de Brito, apresentou seus cumprimentos a todos os envolvidos no programa. "Nossos cumprimentos especiais à professora Ângela pelo projeto iniciado há 13 anos, que foi um avanço para a cultura e uma dedicação de amor à leitura. Que o nosso Curso de Letras e a professora sejam incansáveis e realizem um evento mais valioso a cada ano", disse. Para a secretária adjunta pedagógica da Educação de Canoas, Érida Francisca Lemos de Amaral, é preciso prestar muita atenção no nome do projeto. "Uma ação só se concretiza quando acreditamos nela, como este programa. O que ele significa para o aluno? Um livro é um mundo que se abre", avaliou. O vice-reitor Ricardo Willy Rieth prestigiou o lançamento do Fome de Ler, citando o que representa o letramento para uma criança, nas palavras do autor argentino Alberto Manguel em Uma História da Leitura "Aos quatro anos de idade descobri pela primeira vez que podia ler... Eu e as formas estávamos sozinhos juntos, revelando-nos em um diálogo silenciosamente respeitoso. Como conseguia transformar meras linhas em realidade viva, eu era todo-poderoso. Eu podia ler".
O Fome de Ler é desenvolvido pelo Curso de Letras da ULBRA, dirigido a comunidades urbanas e rurais dos municípios do Rio Grande do Sul que desejarem participar. Incentiva a formação de mediadores de leitura e articula ações de letramento, envolvendo escritores brasileiros, acadêmicos da Universidade, educadores e alunos das comunidades escolares de cada município. Tem como foco o contato pessoal dos alunos da rede estadual, municipal e privada com escritores brasileiros e o diálogo com suas produções literárias. Em 2015, Porto Alegre, Canoas, Cachoeira do Sul, São Jerônimo, Torres, Santa Maria, Guaíba, Carazinho, Gravataí, Eldorado do Sul, Tapes e Sertão Santana participam do programa, em parceria com a rede municipal de ensino.
Cronograma de 2015
Dentro do cronograma de encontros do programa, estão previstos mais quatro encontros. Entre eles, no dia 17 de junho, haverá a apresentação de Book Trailers, na Feira do Livro de Canoas. A premiação do Festival Book Trailer será no dia 26 de outubro, na ULBRA Canoas.
Tags
Notícias relacionadas
-
26
JUNArte para todos Orquestra da Ulbra homenageia Mercedes Sosa no Domingo Clássico -
09
DEZSeminário Integrador Projeto Integração de Vivências Educativas 2022/2 -
26
OUTFormação com Propósito Feira de Estágios Ulbra Carreiras une alunos, oportunidades e propósitos -
26
SETOnline Curso de Agronomia realiza I Ciclo de Palestras do Agro
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes