Formação Pedagógica
Encontro de Formação Pedagógica debate metodologia de ensino
Evento acontece até o dia 12 na ULBRA Canoas
As aulas ainda não começaram na ULBRA Canoas, mas as atividades desenvolvidas pelos professores e coordenadores dos cursos de graduação da Universidade já estão sendo realizadas no campus. Teve início na manhã de terça-feira (10.02) o Encontro de Formação Pedagógica 2015. A iniciativa, que acontece até a próxima quinta-feira (12.02), pretende revisar o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e os Planos de Ensino.
Na abertura do evento, o vice-reitor Ricardo Willy Rieth explicou as ações que serão desenvolvidas como preparação para as atividades de ensino, como o Plano de Ensino Eletrônico. Para Rieth, o grande desafio educacional é a construção coletiva do conhecimento. "O trabalho de desenvolvimento do conhecimento e das habilidades profissionais precisa ocorrer em equipe", ressaltou. Ao dar as boas vindas aos professores, o diretor do campus Canoas, Erivaldo Diniz de Brito, enalteceu a importância da atividade. "Estamos trabalhando no planejamento acadêmico e almejamos um ano com várias realizações", afirmou. Também esteve presente na abertura do evento, o pró-reitor Acadêmico Pedro Antonio González Hernández.
Para a diretora geral de Ensino, Graziela Oyarzabal, a atividade busca, junto aos professores da Instituição, debater e repensar os projetos pedagógicos dos cursos, as metodologias e os planos de ensino. "Queremos destacar a importância da relação entre professor e aluno e o objeto de conhecimento", assegurou. Já a coordenadora de Ensino da ULBRA Canoas, Lucimar da Silva Brum, destacou que a capacitação docente visa ressaltar a importância do professor enquanto mediador do conhecimento. "O propósito maior é estimular nossos docentes a desenvolverem novas metodologias de ensino, proporcionando uma formação qualificada e humanista", argumentou a docente.
O especialista em Educação Urias Barbosa prestigiou o evento com a palestra A Proposta Pedagógica e suas Articulações com a Aprendizagem dos Alunos no Ensino Superior. "Quando o estudante ingressa em uma instituição universitária, ele precisa ser orientado de forma coerente com o projeto pedagógico do curso que ele escolheu. O plano de ensino precisa ser claro", afirmou o palestrante, que possui mais de 20 anos de experiência em gestão de Instituições de Ensino Superior. Segundo Barbosa, o professor é o grande orientador de aprendizagem dos estudantes.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos