Jogos 23/05/2023 11:19
Colégio Ulbra Cristo Redentor está entre melhores do xadrez
Estudantes são premiados nas Competições Escolares Canoenses 2023
Estimular várias habilidades e trabalhar competências importantes para a vida adulta dos estudantes. Essa é a proposta que proporcionou premiações a alunos do Colégio Ulbra Cristo Redentor nas Competições Escolares Canoenses (Ceca) 2023, com as disputas de xadrez. Participaram enxadristas vindos de escolas das três redes de educação, particular, municipal e estadual. Ao todo foram 29 escolas com 170 alunos participantes no Colégio Maria Auxiliadora.
"Considero o xadrez muito importante para o desenvolvimento do aluno, uma vez que requer concentração e tomada de decisões a todo instante", relata a diretora do Cristo Redentor, Rose Carvalho. Ela acrescenta que o aluno exercita a atenção, a memória, o raciocínio lógico e a inteligência emocional em cada partida.
"Nós do Colégio Cristo Redentor acreditamos que, assim como em outros esportes, o xadrez estimula várias habilidades e trabalha com competências importantes para a vida adulta dos nossos alunos", enfatiza. "Ter momentos como estes, onde puderam participar de um campeonato entre escolas, conhecer novas pessoas, trocar experiências, é gratificante para todos", afirma a diretora.
Várias oportunidades
"Eu gostei muito de participar do campeonato, pois além de ser uma experiência incrível para o aprendizado, também conversei com muitas pessoas e me aproximei mais dos meus colegas de equipe", diz a estudante Isis Machado Alves, 16 anos, 9° lugar na categoria juvenil feminino.
"Adorei a experiência. Além de ser uma boa oportunidade de exibir minhas habilidades, ainda aprendi como as competições de xadrez funcionam e dei o primeiro passo de minha carreira", garante Davi de Oliveira Dornelles, 13, 9° lugar na categoria infantil masculino. "Significa muito para mim participar de uma competição do nível do Ceca. É um momento muito legal. Fiz amigos e tive experiências incríveis", comenta João Vitor Giordani, 13, 4° lugar na categoria infantil masculino. Os dois competiram com 64 enxadristas.
Raciocínio das jogadas
"Durante os treinos de xadrez, percebi uma evolução bem legal no raciocínio das jogadas e no entrosamento enquanto equipe. Vi que estávamos evoluindo e adquirindo um nível muito bom de xadrez", explica a professora Caroline Loureiro Niekraszewicz.
"Porém, participar de uma competição com tantos participantes seria uma experiência nova. Para minha surpresa, todos os nove participantes mostraram um ótimo controle emocional durante as partidas, administrando muito bem não só as vitórias como também as derrotas e aproveitando ao máximo a experiência. Estou muito orgulhosa do comprometimento dos nossos alunos e dos ótimos resultados que conquistaram", enfatiza a professora.
"Eu achei que foi legal, porque a gente teve a chance de saber como que é representar a escola por meio de um campeonato", garante Pietro Machado dos Santos, 9 anos, quarto lugar na categoria mirim masculino. Já Felipe Loureiro Niekraszewicz, 10, acrescenta que ''foi muito importante participar do Ceca. Novas amizades, conheci outras pessoas e ainda recebi um troféu. Bem legal". Ele foi o segundo colocado na categoria mirim masculino.
Os enxadristas
* Alice Niekraszewicz
* Davi Dornelles
* Felipe Niekraszewicz
* Isis Alves
* João Vitor Barcelos
* João Vitor Giordani
* Lauren Adorno
* Mateus Pereira
* Pietro Santos
Classificação
* 2° lugar na categoria mirim masculino
* 2° lugar na categoria infantil feminino
* 4° e 9° lugares na categoria infantil masculino
* 9° lugar na categoria juvenil feminino
* 11° e 12° na categoria juvenil masculino
Marcelo Miranda
Jornalista -- MTb. 6824