Em tempos de pandemia 14/04/2020 11:13
Cristo Redentor amplia utilização das plataformas virtuais
Docente do 4º ano, Karen Araújo, falou sobre a metodologia online
Em tempos de isolamento social como forma de prevenção à COVID-19, docentes ampliaram as formas de ensino e aprendizagem. Neste momento, as escolas e universidades intensificaram a utilização das plataformas virtuais para conectar professores e alunos, e com o colégio da Rede de Escolas da Ulbra, Cristo Redentor, não foi diferente.
Karen Araújo, professora do 4º ano, conta que a tarefa inicial foi pensar atividades que envolvessem conteúdo e divertimento, visto que os alunos têm uma faixa etária entre 8 e 9 anos, além de terem ingressado recentemente na turma. "Sei que hoje em dia eles são mais rápidos que nós, quando se fala em tecnologia", contextualizou. Uma das compreensões mais claras para a docente é a necessidade de adaptação das aulas para o ambiente domiciliar. "Em casa eles têm muitas distrações e o tempo funciona de uma forma diferente, então tive que pensar em atividades bem práticas, aliadas às atividades do livro", comentou.
Outro ponto importante destacado foi definir uma forma de estudo onde ela pudesse ter retorno sobre a compreensão dos alunos nas tarefas. "Lá na escola utilizamos o aplicativo ClipEscola, que foi implantado neste ano para substituição da agenda física", afirmou. A partir do aplicativo, Karen e os demais professores enviam as atividades elaboradas diariamente para os alunos.
Atividades através da plataforma ClipEscola
A professora aponta que, em um primeiro momento, enviou o roteiro de atividades para que eles se organizassem e realizassem as atividades do livro. "Depois, observando a prática, avaliei que precisava incitar também atividades lúdicas, como jogos, quiz e construção de materiais práticos".
Com a observação em mente, Karen iniciou sua pesquisa por ferramentas que a auxiliassem a produzir conteúdos em vídeo, e, a partir destes, mandaria explicações, correções de atividades e orientações de exercícios. "Eles entram em contato comigo pelo aplicativo durante o horário de aula, e assim eu respondo as dúvidas que eles tiverem".
Para poder avaliar a qualidade de suas atividades, a pedagoga aponta que solicita aos alunos um retorno pessoal após o final de cada uma delas. A partir disto, Karen iniciou a construção de um questionário online para que os alunos respondessem no término da aula, avaliando a qualidade do ensino e a realização das atividades do dia. "Esse retorno auxilia no preparo da próxima aula", completou a professora.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas