Paz no esporte 11/10/2017 21:31
Cristo Redentor recebe atletas para falar sobre a paz no esporte
Dois jogadores do Internacional participaram do evento
Dentro da programação de atividades da semana da criança (CCR em Movimento), que é promovida pelo Colégio Ulbra Cristo Redentor de Canoas, foi realizado um evento para promover a paz no esporte, na tarde de quarta-feira, 11 de outubro. Em uma ação direcionada a estudantes da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental, jogadores do Sport Clube Internacional e atletas de outras modalidades falaram sobre a importância do esporte e da paz nas práticas desportivas.
Na abertura do evento, a diretora do Cristo Redentor, Maria Karnopp, agradeceu a todos os atletas que compareceram, relembrando que o esporte sempre teve um papel de destaque na escola. "Há 48 anos que o Cristo Redentor enaltece e respeita as práticas de educação física. Possuímos escolas esportivas com horários reservados ao treinamento", destacou a gestora. Compareceram à atividade: Léo Ortiz e Charles Rigon (futebol); Guilherme Góes (judô); Tauro Bonorino (atletismo); Lucas Palloti, Eduardo Rodrigues e Matheus Alejandro (vôlei); Willian Machado (handebol); e Eduardo Marques (natação).
Em um bate papo descontraído com os estudantes, os desportistas responderam a perguntas e curiosidades de suas respectivas modalidades, falaram das rotinas de treino e jogo, além de fornecerem conselhos e orientações. Quando indagados sobre o tema paz, cada um apresentou um enfoque distinto, mas que privilegiou a prática educacional e pedagógica do esporte. "Apesar da rivalidade existente no futebol, devemos saber que do lado oposto está um colega de trabalho e, muitas vezes, um amigo. Devemos sempre cultivar a honestidade com nossos oponentes esportivos", salientou o jogador do Internacional, Léo Ortiz. "É preciso que haja tolerância, tanto no esporte como na vida. Precisamos aprender a respeitar as pessoas independente de ideologias, gênero, crenças, etc", ressaltou o corredor de provas de longas do atletismo, Bonorino.
Ao final do evento, os estudantes e as professoras do Cristo Redentor fizeram registros fotográficos com os atletas.
André Bresolin
Jornalista - MTB 18.183