Confessionalidade 05/04/2017 13:08
Reforma Luterana: uma oportunidade para revelar talentos
Desenhos de aluna ilustram a nova agenda da Rede de Escolas da Ulbra
Prestes a completar o ensino médio, a aluna do Colégio Cristo Redentor, Mariana Szupszynsk, sonha em cursar Artes Visuais na Universidade. Agora, graças à nova agenda da Rede de Escolas da Ulbra, a jovem de apenas 17 anos já possui um portfólio para chamar de seu. Fã de animações japonesas desde a infância, a adolescente é a autora dos desenhos que ilustram o calendário da publicação, que, neste ano, tem como tema os 500 anos da Reforma Luterana. Em 12 ilustrações, Szupszynsk mostra, passo a passo, o surgimento do movimento de contestação dos dogmas católicos liderado pelo professor e teólogo alemão Martinho Lutero, em 1517.
Convidada pelo capelão do Colégio, Walter Trescher Ries Jr, a estudante canoense aceitou o desafio de se utilizar do seu talento para contar uma história que, conforme garante, cresceu ouvindo. "Desde pequena eu estudo em uma escola luterana e sempre ouvi falar do destemido Martinho Lutero, que revolucionou a igreja e mostrou que Deus tem muito amor para oferecer. É inspirador", afirma Mariana, que publica suas obras em uma página na rede social Instagram e que enxerga no convite que recebeu de sua escola uma oportunidade de divulgar seus trabalhos artísticos.
Segundo Carin Cristina Kuchenbecker, assessora de projetos da Rede de Escolas da Ulbra, iniciativas como a da agenda ajudam a aproximar o público jovem dos valores e da confessionalidade luterana. "Por meio dessas ações, fazemos com que os alunos se sintam parte dessa grande celebração que é o aniversário da Reforma", explica a colaboradora que aposta na linguagem jovial como ferramenta de interação com os estudantes da Instituição.
Mariana, que vê em seu colégio um segundo lar, também comemora o resultado de seu esforço. Para ela, a grande lição que fica de sua primeira experiência como ilustradora é mais do que positiva. "Nunca se subestime, a oportunidade sempre está lá esperando para ser aproveitada. Foi realmente muito legal ter meu trabalho publicado onde muitas pessoas vão ver", comemora Szupszynsk, que espera um dia ter a sua própria revista em quadrinhos ou desenho animado. A agenda 2017 das Escolas da Ulbra foi distribuída para todos os alunos de educação infantil e ensino fundamental matriculados nas 17 unidades da Rede.
Marcus de Freitas Perez
Jornalista MTb 17.602