Em função da pandemia do novo Coronavírus, há um ano a Ulbra migrou as atividades teóricas da graduação e pós-graduação do presencial para o remoto. O Aula, plataforma virtual de aprendizagem, que já era uma realidade, se tornou ainda mais presente no dia a dia dos estudantes. A mudança para o ensino remoto impactou diretamente a vida de toda a comunidade acadêmica, mas manteve a qualidade no ensino que a Universidade oferece.
A pandemia também evidenciou a capacidade da Universidade de encontrar soluções inovadoras frente a problemas muito complexos, como o período que estamos enfrentando. Para isso, foi necessário adequações em relação a pesquisas, ingresso de novos alunos, aplicação de vestibular online e capacitação de profissionais.
Para a professora Adriana Ziemer Gallert, Diretora Acadêmica da Ulbra, o fato de a Universidade possuir uma plataforma de aprendizagem própria facilitou a migração para o ensino remoto. Além disso, ela salienta a importância de capacitações para os professores para utilização de ferramentas como o Aula e Google For Education. "Nos reinventamos enquanto universidade. Nossos cursos presenciais ganharam um 'plus' em relação à utilização das ferramentas. Os professores aprenderam a trabalhar de uma maneira diferente e nossos alunos também transformaram a forma de estudar e aprender", destacou.
Adriana ainda reforça o papel fundamental dos professores para a manutenção do ensino. "No contexto da pandemia, vários processos foram modificados e os docentes participaram da construção e reconstrução de processos pedagógicos e acadêmicos que garantiram a continuidade dos trabalhos." Por fim, a diretora afirma que as mudanças enfrentadas na pandemia fortalecem um novo projeto educacional, que busca novas possibilidades na perspectiva da aprendizagem por competências.
Experiência superou expectativas
Além dos professores, os estudantes também foram protagonistas ao longo deste ano com o ensino remoto. As experiências dos alunos com esse formato de estudo são as mais diversas. Os relatos vão desde a praticidade de assistir às aulas em casa, até melhorias nas apresentações de trabalho e realizações das avaliações. A estudante do 5º semestre do curso de Psicologia, Graziele Silva, conta que a adaptação foi tranquila e, desde que a pandemia iniciou, aumentou o número de disciplinas.
"Para mim, as formas de avaliação e apresentações de trabalhos também estão sendo tranquilas, porque consegui me organizar", destacou. A distância presencial do campus, para ela, porém, não significou afastamento dos colegas. Pelo contrário, ela diz que chama a atenção hoje falar com muito mais colegas do que antes do ensino remoto. "Talvez, se fosse presencialmente, não haveria esse contato direto", completa.
Na opinião da estudante do 8º semestre do curso de Química, Julia Silveira, o ensino remoto aumentou a carga de estudos, mas também facilitou muito na hora de, por exemplo, fazer uma apresentação de trabalhos, onde a "vergonha" e a tensão de apresentar na frente de colegas e professores diminui. "Também, na hora da prova, ficamos mais confortáveis sem a tensão de uma sala de aula em silêncio, pois faço as minhas provas e atividades escutando minhas músicas preferidas", contou.
Para Victor Leffa, estudante do 7º semestre do curso de Jornalismo, o ensino remoto superou as expectativas. "Foi surpreendente como os professores da Ulbra se adequaram de forma tão rápida ao processo de ensino a distância, já que a pandemia começou no início do ano letivo. Não tive problemas que não puderam ser resolvidos pela plataforma Aula, que contém contato direto com professores e fácil usabilidade", relata.
Henrique Knebel e João Pedro Borques
Estudantes de Jornalismo da Ulbra Canoas