O agravamento da pandemia e a ocupação dos leitos hospitalares em 100% fizeram com que a Prefeitura Municipal de Canoas procurasse a Ulbra nesta semana para estudar a viabilidade de instalar um Centro de Referência de Tratamento à COVID na Universidade. Na manhã desta quarta-feira, 24, uma equipe da Secretaria de Saúde e do Escritório de Projetos do município realizou uma visita técnica ao prédio 1 do campus Canoas.
No mesmo local, no início da pandemia, em março, a gestão passada chegou a montar uma estrutura de atendimento em saúde, que acabou não sendo utilizada. Agora, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Maicon de Barros Lemos, a ideia é que as salas localizadas no andar térreo na ala oeste do prédio 1 se transformem em uma enfermaria clínica do Hospital Universitário, atendendo aos pacientes que já tiveram alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HU. "A Ulbra dá uma grande contribuição para a sociedade cedendo os seus espaços, que são amplos e com uma infraestrutura que está pronta para ser utilizada", destacou Lemos.
As dez salas localizadas no primeiro andar do prédio 1 comportam até 80 leitos, mas a secretaria estudará nos próximos dias a viabilidade da instalação do Centro de Referência no local. A visita foi acompanhada pelo reitor da Ulbra, Thomas Heimann, pelo vice, Adriano Chiarani, pelo assessor administrativo, Alexandre Berton, e pelo coordenador do curso de Medicina, Marcelo Guerra. O reitor lembrou que a Ulbra está aberta para colaborar no que estiver ao seu alcance para o enfrentamento da COVID-19. "A razão de uma universidade existir é prestar um bom serviço à comunidade, não apenas formando profissionais competentes, mas também vivendo a responsabilidade social, com uma postura ética e cidadã", completou.
As instalações também foram visitadas pela secretária do Escritório de Projetos da Prefeitura, Jociane Gasparetto, pela secretária adjunta do setor, Silvia Bier, pelo arquiteto Edilson Pinzon e pelo diretor de Licitações, André Fernandes.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219