A pandemia do novo Coronavírus trouxe diversos desafios nas mais variadas frentes, reconfigurando perspectivas e demandando novas análises diante de processos estabelecidos. A obra Cultura, Mídia e Persuasão: discurso midiático durante a pandemia do Coronavírus, lançada este ano e organizada pela doutoranda Carla Daniella Teixeira Girard e pelo mestrando Heider Carlos Matos, ambos pertencentes ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da Ulbra, reúne 14 autores que abordam, com ênfase no processo de comunicação, mas sob um olhar multidisciplinar, tópicos relacionados à pandemia de Covid-19.
Sendo a primeira publicação dos alunos e realizada totalmente a distância, a obra parte de diferentes perspectivas de conhecimento - através da graduação em Biblioteconomia de Carla e Jornalismo de Heider - que se encontram nos Estudos Culturais, linha de pesquisa de ambos. A ideia surgiu da observação de ambos em relação ao papel da mídia durante a pandemia, e, a partir disso, buscou pontos de vista em diversas áreas além da comunicação, através de especialistas do Direito, Antropologia e Educação. Para Heider, 33 anos e natural de São Luís do Maranhão, existiam certas imposições apresentadas durante a cobertura sobre a COVID-19. "Dentro da pandemia, me incomodava alguns discursos que se apresentavam como verdades absolutas e tinham caráter impositivo à população."
Já para Carla, paraense de 32 anos, o livro resulta em novas discussões para um momento tão atípico em nossa história. "É um período conturbado mas, ao mesmo tempo, permitiu que tivéssemos a oportunidade de produzir um livro como esse. Estamos muito satisfeitos com a publicação, contando com várias contribuições relevantes sobre a temática."
O livro foi lançado pela editora Bagai e está disponível gratuitamente para leitura.
Victor Leffa
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas