O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde, do Ministério da Saúde, realizado pela Ulbra em parceria com a Secretaria Municipal, iniciou na sexta-feira, 13, o curso Tuberculose em tempos de COVID-19. A iniciativa busca a atualização dos profissionais da área, reforçando a importância dos cuidados com a tuberculose frente à pandemia do novo Coronavírus para um atendimento adequado e seguro tanto para pacientes quanto para os profissionais.
A abertura foi marcada por uma live, que contou com a participação da médica pneumologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e coordenadora da Comissão de Tuberculose da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Denise Silva. Ainda participaram a médica pneumologista e coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose do RS, Carla Jarczewski, e a enfermeira e preceptora do PET-Saúde, Michele da Rosa. O encontro pode ser revisto no site ulbra.br/live, no link lives anteriores.
O curso é realizado a distância pela plataforma própria da Ulbra, o Aula, e dividido em quatro módulos: Tuberculose e COVID-19; Diagnóstico de TB e de COVID-19; Tratamento de TB com prevenção para COVID-19 e Os cuidados dos profissionais de saúde com COVID-19. Já nesta primeira edição, são mais de 140 inscritos de diversos municípios. Conforme a coordenadora do curso de Biomedicina da Ulbra, Angélica Steffen, o número de inscritos superou a expectativa e é prevista a realização de outras edições.
Patrick Bragé
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas